Preocupada com a não conclusão do processo licitatório da Zona Azul, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Piracicaba (CDL) enviou comunicado aos lojistas e colaboradores pedindo a contribuição de todos para tentar minimizar a situação da falta de vaga de estacionamento para os clientes
Consumidores reclamam da dificuldade de encontrar vagas para parar no centro. Muitos desistem (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)
Devido ao fato de a prefeitura não ter terminado ainda o processo licitatório para a contratação de nova empresa que gerencie o sistema de Zona Azul do município, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Piracicaba (CDL) resolveu enviar comunicado aos lojistas e colaboradores pedindo a contribuição de todos para tentar minimizar a situação de falta de vaga aos clientes.
"Em abril, nos reunimos com o prefeito, Luciano Almeida e com a secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco Oliveira, para sabermos como estava a licitação do Sistema de Zona Azul e nos foi confirmado que em mais uma semana, a partir daquela data, tudo estaria resolvido. Nossa preocupação estava relacionada ao comércio para o Dia das Mães. No entanto, se passaram 30 dias e nada de dar andamento ao processo", contou Reinaldo Pousa, presidente da CDL.
Ele disse ainda que no dia 24 de maio a entidade enviou uma carta à Semuttran a fim de se certificar como estava o andamento da licitação “e nenhuma resposta nos foi dada". O problema se alongou até o Dia dos Namorados.
"Esperávamos um desempenho de vendas de 11,5% maior que a mesma data do ano passado ou até superior que isso. O resultado, no entanto, foi um aumento de apenas 9,3%. Ao analisarmos os fatores que prejudicaram o nosso desempenho, chegamos novamente à falta de local para os clientes estacionarem".
Pousa disse que conversou com muitos consumidores que alegaram a dificuldade de vagas, o que os levou à desistência das compras. “Não tem lugar para parar, isso desestimula”, alegaram.
Ele garantiu que na segunda-feira será feita uma nova reunião com Jane Franco para tratar novamente do assunto. A informação que circula é que a prefeitura não conseguiu fechar o valor da cota mínima do aporte que a empresa ganhadora da licitação terá que fazer, para investimentos em melhorias, o que está atrasando tudo.
Apelo aos lojistas
Diante de tanta dificuldade para se resolver o problema da Zona Azul, Pousa disse que a CDL resolveu então fazer sua parte, convidando os lojistas para que colaborem, não ocupando as vagas que poderiam ser utilizadas por clientes.
"A falta de rotatividade está relacionada à falta de Zona Azul. E os próprios lojistas e colaboradores estão sendo convocados agora para que deixem livres as vagas na região do comércio aos consumidores e procurem deixar seus veículos em estacionamentos ou distantes das áreas de fluxo de clientes", concluiu.