INTERNACIONAL

VW suspende metas anuais após queda de quase 80% no lucro operacional

O fabricante de automóveis Volkswagen (VW) suspendeu suas metas anuais, nesta quinta-feira (16), após a estrondosa queda de 80% de seu lucro operacional no primeiro trimestre, devido à pandemia da COVID-19

AFP
16/04/2020 às 12:52.
Atualizado em 31/03/2022 às 03:54

O fabricante de automóveis Volkswagen (VW) suspendeu suas metas anuais, nesta quinta-feira (16), após a estrondosa queda de 80% de seu lucro operacional no primeiro trimestre, devido à pandemia da COVID-19.

Nesse contexto, a montadora prevê a reabertura progressiva de suas fábricas a partir de 20 de abril.

"Devido aos acontecimentos atuais", as metas para 2020 "não podem mais ser alcançadas", afirma a Volkswagen em um comunicado.

De janeiro a março, o lucro operacional caiu quase 80%, a 900 milhões de euros, e o volume de negócios do grupo retrocedeu 8%, a 55 bilhões de euros, apontam dados divulgados antes do que o previsto.

As vendas despencaram em março nos principais mercados europeus, onde as medidas de restrição de movimento paralisaram a vida cotidiana.

O fabricante perdeu 2,5 bilhões de euros de liquidez entre janeiro e março, motivo pelo qual sua "maior prioridade é preservar a liquidez".

A pandemia da COVID-19, explica o grupo, provocou a paralisação quase total das vendas de automóveis, uma queda na demanda, dificuldades de entregas, assim como paradas na produção e tem "um impacto considerável nas atividades da Volkswagen".

A VW prevê, no entanto, retomar "progressivamente" sua produção, a partir de 20 de abril, em suas fábricas de Bratislava e Zwickau, na Alemanha.

Na semana seguinte, deve reabrir em outras unidades alemãs, assim como nas de Portugal, Espanha, Rússia e Estados Unidos.

África do Sul, Argentina, Brasil e México serão os próximos, em maio.

Apesar dos "desenvolvimentos positivos na China", que mostram que uma "volta à normalidade e uma reativação da economia são possíveis este ano", "o impacto da pandemia sobre a demanda, a cadeia de abastecimento e sobre a produção não pode ser estimado atualmente", explica a Volkswagen.

A companhia considera "impossível" dizer quando publicará novas previsões anuais.

De acordo com seu CEO, Herbert Diess, a interrupção da produção custa cerca de 2 bilhões de euros por semana ao grupo.

Os analistas da Moody"s preveem, em 2020, uma queda de 14% no setor automobilístico mundial.

ys/jpl/sl/bc/mb/tt

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