Historiadores percorrerão as ruas e avenidas do ‘Saudade’ no próximo dia 21
Passeio vai evidenciar nomes importantes e obras de arte (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)
Como parte da 21ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) o Cemitério da Saudade de Piracicaba será palco de uma visita mediada com os historiadores Mauricio Beraldo e Paulo Renato Tot Pinto, autores do livro "Somos Todos Iguais" lançado em 2021 pelo IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba).
A visita integra uma série de atividades que ocorrem paralelamente de 15 a 21 de maio em todo o país.
O tema desse ano é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. O objetivo é destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.”
Os organizadores acreditam que os cemitérios são verdadeiros museus a céu aberto, guardando obras de arte, arquitetura e principalmente a memória das pessoas que formaram nossa cidade. Por meio de uma rápida observação consegue-se levantar dados sociológicos, econômicos e históricos de diferentes tempos. Os cemitérios são espaços ainda a se descobrir, dizem.
O passeio vai percorrer as ruas e avenidas do cemitério da Saudade de Piracicaba, evidenciando nomes importantes de nossa cidade, obras de arte, simbolismos e principalmente enaltecendo as pequenas histórias que foram fundamentais para construção da cidade.