O piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do 70º aniversário da Fórmula 1 neste domingo em Silverstone, Reino Unido, à frente de Lewis Hamilton, da Mercedes, graças a uma melhor estratégia de gerenciamento de pneus
O piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do 70º aniversário da Fórmula 1 neste domingo em Silverstone, Reino Unido, à frente de Lewis Hamilton, da Mercedes, graças a uma melhor estratégia de gerenciamento de pneus.
Esta é a primeira vez desde o início da temporada de 2020 que a Mercedes é derrotada, embora Hamilton tenha mantido a liderança do campeonato à frente de Verstappen e do companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, que terminou em terceiro lugar neste domingo.
"Não esperava", disse o holandês de 22 anos, que conquistou a nona vitória de sua carreira na F1. Verstappen terminou a corrida com mais de 11 segundos à frente de Hamilton.
O inglês, por sua vez, explicou que o desgaste de seus próprios pneus o surpreendeu e que ele não sabe a causa.
Na semana passada, Hamilton venceu o Grande Prêmio da Inglaterra nesta mesma pista em Silverstone sobre três rodas, depois de perfurar um dos pneus na última volta.
O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, terminou em 4º lugar, realizando apenas um pit stop para a troca de pneus, enquanto os três primeiros colocados fizeram dois.
Disputada em clima quente e com bastante vento, a corrida foi aliás marcada pelos pit stops.
Bottas, que largou na pole position, assumiu a liderança nas primeiras voltas, mas teve que cedê-la para Verstappen, parando antes dele para trocar os pneus.
Foi a partir desse momento que Hamilton entrou na disputa com o jovem holandês pela vitória, mas sem sucesso devido ao maior desgaste dos pneus.
A Mercedes optou desde o início por pneus mais macios que deveriam, em princípio, permitir uma melhor aderência, mas corriam o risco de se desgastarem mais rapidamente. Já a Red Bull optou por correr com pneus mais duros, em princípio mais lentos, mas que, graças à sua maior resistência, permitiram que Verstappen fizesse uma curva mais rápida do que a Mercedes durante toda a corrida.
"Administramos os pneus desde o início" da corrida, disse Valtteri Bottas, mas isso não os impediu de se desgastarem.
"No início da corrida busquei manter o contato com Valtteri e depois tentei segurar os pneus, mas não havia nada que pudesse ser feito" para evitar a formação de bolhas e reduzir o seu desempenho, indicou Lewis Hamilton.
Bottas se mostrou decepcionado após a prova: "É muito frustrante para mim largar da pole e terminar em terceiro. "Não é o ideal e penso que como equipe dormimos em alguns pontos da corrida. A minha estratégia esteve longe de ser ideal".
Em sinal de descontração, Verstappen se permitiu nas últimas voltas da corrida brincar com seu engenheiro, lembrando-o de beber e lavar as mãos.