Engenho Central

Vereadora pede plano de gerenciamento e contenção de riscos

Prefeitura de Piracicaba já vem tratando do assunto

Da Redação
10/05/2023 às 08:40.
Atualizado em 10/05/2023 às 08:40
Jonathan Lima observa a trinca na parede dos banheiros; prefeitura informa que serão fechados e isolados (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Jonathan Lima observa a trinca na parede dos banheiros; prefeitura informa que serão fechados e isolados (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

A vereadora Rai de Almeida (PT) está solicitando ao prefeito Luciano Almeida um plano de contenção e gerenciamento de riscos para a Festa das Nações, que acontece na próxima semana. Ela sugere a interdição dos banheiros do barracão 17 e que seja colocada nesse espaço alguma contenção que limite a proximidade do público nesse setor. Indica ainda que seja feito algum tipo de contenção também em uma das paredes do barracão 13, que está abaulada.

Ela esteve ontem no Engenho Central inspecionando e avaliando o espaço no qual, de 17 a 21 de maio, acontecerá mais uma edição da tradicional Festa das Nações de Piracicaba. A inspeção feita pela vereadora contou com a colaboração do geógrafo Jhonatan Lima , que é doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e integra o grupo de Pesquisas Dinâmicas Ambientais, Riscos e Ordenamento do Território (Georisco) e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres (Nuped), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jonathan Lima apontou, durante a inspeção, diversos pontos de risco na estrutura dos barracões do Engenho e em outros espaços externos. Dentre esses problemas, estão: a condição deterioração dos barracões - a qual visivelmente advém de longa data -, que apresenta parte de seu madeiramento podre e seco, estruturas em ferro com ferrugem e trincas profundas nas paredes e até em algumas colunas. 

Jonathan Lima observou, também, as condições ruins do revestimento da ponte pênsil, com madeiramento irregular e parafusos à mostra, o que aumenta o risco de tropeções e quedas dos transeuntes. Ainda em relação à ponte pênsil, o geógrafo indicou o início de uma pequena erosão na margem do Piracicaba, justamente onde as pilastras se apoiam. Como destaque, no entanto, Jonathan chamou a atenção para uma imensa rachadura na parede do barracão 17, onde ficam os banheiros. Também no barracão 13, uma das paredes internas está completamente abaulada e inclinada para um dos lados. 

Resposta 
A Prefeitura de Piracicaba, por meio de representantes de várias secretarias municipais, informa que já vem tratando sobre o assunto há alguns dias com a organização do evento para realizar as necessárias intervenções em espaços do Parque do Engenho Central onde acontecerão a 38ª Festa das Nações, antes do início da festa.

Desta forma, no caso do Armazém 17, está programada para hoje, 10, a instalação tapumes no entorno dos fundos do prédio como intervenção preventiva, com três metros de distância entre construção e espaço aberto, assim como o isolamento dos banheiros do mesmo local. A decisão foi tomada com o diretor da Defesa Civil de Piracicaba, Odair Melo, com aval de engenheiro da Semozel.

A Prefeitura ressalta que com o fechamento provisório dos banheiros do Armazém 17, serão disponibilizados 120 banheiros químicos pela festa, sendo 10% deles com acessibilidade. Além dos banheiros químicos, existem outros conjuntos de sanitários em alvenaria no Engenho, que ficam próximo ao Armazém 9. 

No caso do Armazém 13, após vistoria foi constatado que não existe nenhum tipo de risco na sua estrutura e está apto para uso durante a 38ª Festa das Nações.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por