Nova empresa contratada de emergência pela Secretaria de Educação também começa a atrasar salários
SS Fort iniciou os trabalhos no dia 18 de abril, para cumprir contrato de 180 dias (Divulgação)
A Câmara Municipal aprovou na quinta-feira (9) o Requerimento 472/22, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que questiona o Executivo sobre atraso no pagamento de trabalhadores que fazem zeladoria nas escolas municipais.
A empresa prestadora do serviço SS Fort Administrativo e Tecnológico foi contratada em abril deste ano, no lugar da BRU Serv Serviços Eireli, que também não conseguia fazer os pagamentos de sua equipe em dia. Tanto é que paralisou seu contrato com a Prefeitura.
A SS Fort apresentou o menor custo, compatível com os valores do serviço praticados no setor. Fechou contrato por R$ 4 milhões, pela duração de 180 dias e a manutenção de 174 zeladores, vagas ocupadas, principalmente, por antigos colaboradores da BRU.
O secretário de Educação, Bruno Roza, alegou na ocasião que a realização da contratação emergencial foi necessária, tendo em vista que a empresa BRU Serv Serviços, que realizava os serviços para a secretaria e em outras estruturas da Prefeitura de Piracicaba, abandonou o contrato.
"Por orientação da Procuradoria Geral, a Prefeitura suspendeu o pagamento à empresa dos serviços prestados no mês de março de 2022, após constatar irregularidades na documentação da empresa", afirmou matéria da prefeitura sobre a BRU Serv Serviços.
"Com a contratação desta nova empresa, SS Fort, vamos conseguir normalizar a prestação dos serviços de zeladoria e assegurar as condições de conservação e segurança das nossas unidades da Rede Municipal de Educação, bem como das estruturas administrativas, colaborando com a garantia do bem-estar das comunidades escolares", enfatizou Bruno Roza.
Novamente, atrasos
"No começo desta semana fui procurado por trabalhadores que fazem a zeladoria das escolas municipais por conta do atraso nos salários e dos outros benefícios", disse Pompeo. "A fim de esclarecer e para que situações como essas não ocorram mais, elaborei este pedido ao secretário da Educação", disse o vereador.
No requerimento, Pompeo questiona qual a data do repasse para a empresa que faz o serviço; se o repasse tem sido realizado dentro dos prazos estipulados em contrato; se é de conhecimento da Secretaria Municipal de Educação que o pagamento dos funcionários que prestam serviço de zeladoria no município está em atraso, e os cartões de benefício como vale refeição estão bloqueados, e quais as medidas que podem ser tomadas pela secretaria, a fim de evitar que este atraso ocorra novamente.
Prefeitura
Em nota, o departamento de comunicação da prefeitura disse que "A empresa informou a Prefeitura que já efetuou o pagamento aos seus colaboradores. A Prefeitura informa que os repasses referentes ao pagamento do contrato com a empresa estão em dia, sendo estes depositados todo 15º dia útil de cada mês até a vigência do contrato. Mesmo com a normalização dos pagamentos, a Secretaria Municipal de Educação notificou a empresa a fim de justificar o ocorrido e cobrar por providências para que o problema não volte a ocorrer".