Zeladoria de escolas

Vereador questiona atraso de pagamento

Nova empresa contratada de emergência pela Secretaria de Educação também começa a atrasar salários

Romualdo Cruz Filho
11/06/2022 às 08:27.
Atualizado em 11/06/2022 às 08:28
SS Fort iniciou os trabalhos no dia 18 de abril, para cumprir contrato de 180 dias (Divulgação)

SS Fort iniciou os trabalhos no dia 18 de abril, para cumprir contrato de 180 dias (Divulgação)

A Câmara Municipal aprovou na quinta-feira (9) o Requerimento 472/22, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que questiona o Executivo sobre atraso no pagamento de trabalhadores que fazem zeladoria nas escolas municipais.

A empresa prestadora do serviço SS Fort Administrativo e Tecnológico foi contratada em abril deste ano, no lugar da BRU Serv Serviços Eireli, que também não conseguia fazer os pagamentos de sua equipe em dia. Tanto é que paralisou seu contrato com a Prefeitura. 

A SS Fort apresentou o menor custo, compatível com os valores do serviço praticados no setor. Fechou contrato por R$ 4 milhões, pela duração de 180 dias e a manutenção de 174 zeladores, vagas ocupadas, principalmente, por antigos colaboradores da BRU.

O secretário de Educação, Bruno Roza, alegou na ocasião que a realização da contratação emergencial foi necessária, tendo em vista que a empresa BRU Serv Serviços, que realizava os serviços para a secretaria e em outras estruturas da Prefeitura de Piracicaba, abandonou o contrato. 

"Por orientação da Procuradoria Geral, a Prefeitura suspendeu o pagamento à empresa dos serviços prestados no mês de março de 2022, após constatar irregularidades na documentação da empresa", afirmou matéria da prefeitura sobre a BRU Serv Serviços.

"Com a contratação desta nova empresa, SS Fort, vamos conseguir normalizar a prestação dos serviços de zeladoria e assegurar as condições de conservação e segurança das nossas unidades da Rede Municipal de Educação, bem como das estruturas administrativas, colaborando com a garantia do bem-estar das comunidades escolares", enfatizou Bruno Roza.
Novamente, atrasos

"No começo desta semana fui procurado por trabalhadores que fazem a zeladoria das escolas municipais por conta do atraso nos salários e dos outros benefícios", disse Pompeo. "A fim de esclarecer e para que situações como essas não ocorram mais, elaborei este pedido ao secretário da Educação", disse o vereador. 

No requerimento, Pompeo questiona qual a data do repasse para a empresa que faz o serviço; se o repasse tem sido realizado dentro dos prazos estipulados em contrato; se é de conhecimento da Secretaria Municipal de Educação que o pagamento dos funcionários que prestam serviço de zeladoria no município está em atraso, e os cartões de benefício como vale refeição estão bloqueados, e quais as medidas que podem ser tomadas pela secretaria, a fim de evitar que este atraso ocorra novamente.

Prefeitura

Em nota, o departamento de comunicação da prefeitura disse que "A empresa informou a Prefeitura que já efetuou o pagamento aos seus colaboradores. A Prefeitura informa que os repasses referentes ao pagamento do contrato com a empresa estão em dia, sendo estes depositados todo 15º dia útil de cada mês até a vigência do contrato. Mesmo com a normalização dos pagamentos, a Secretaria Municipal de Educação notificou a empresa a fim de justificar o ocorrido e cobrar por providências para que o problema não volte a ocorrer".

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