Consumidor

Vendas maiores para o Dia das Mães

Duas entidades que representam o comércio varejista apontam aumento das vendas para o Dia das Mães, em comparação ao mesmo período do ano passado. Levantamento da FecomercioSP mostra crescimento de 3%. Já a enquete da Câmara de Dirigentes Lojistas de Piracicaba (CDL) indica alta de 4,2%

Da Redação
09/05/2023 às 06:48.
Atualizado em 09/05/2023 às 06:48

Comércio já está com as vitrines alusivas ao Dia das Mães para receber os consumidores (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

O cenário é positivo para o Dia das Mães com crescimento médio previsto de 3% nas vendas no mês de maio, segundo o Sincomércio Piracicaba. Segundo levantamento da FecomercioSP, o faturamento no estado de São Paulo deve atingir R$ 56,5 bilhões, o que representa R$ 1,4 bilhão a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Caso o resultado seja confirmado, a data tende ser a melhor desde 2008, início da série histórica do estudo.

Todas os setores devem apresentar alta, com destaque para vestuário, tecidos e calçados, apresentando previsão de elevação de 7% no contraponto anual. Segundo o histórico de pesquisa do perfil de presentes realizada pela Federação, esse segmento é o mais demandado para compras no período.

Farmácia e perfumaria, assim como lojas de móveis e decoração, devem obter crescimento de 4% nas vendas. O primeiro, que inclui maquiagens e perfumes, também está entre os produtos mais procurados para a data.

O crescimento nas vendas das lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento deve chegar a 3%, na comparação com maio de 2022. Os produtos mais procurados são celulares e aparelhos de TV e som, assim como computadores.

Por fim, os supermercados devem crescer 1% em relação a maio de 2022. Pode parecer um porcentual pequeno, mas o faturamento atual está nos maiores níveis da série. “Além dos presentes, é habitual que as famílias se reúnam em casa ou marquem encontro num restaurante. Assim, de forma direta ou indireta, haverá demanda maior por alimentos e bebidas”, explica Itacir Nozella, presidente do Sincomércio Piracicaba.

Intenção de consumo
Para esse cenário positivo, deve-se pensar nas melhores condições das famílias. Tanto que o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da FecomercioSP, subiu mais de 30% em um ano, apontando a recuperação no emprego, na renda e no consumo.

Diante da inflação mais amena em setores como o de alimentos, há espaço para um ganho de poder de compra em outros segmentos, como os requeridos para o Dia das Mães. Além disso, o mercado de trabalho aquecido recompõe a renda das famílias e permite que o consumidor tenha um acesso mais facilitado ao crédito.

Horário
O comércio de rua e corredores terá horário especial de funcionamento nas vésperas do Dia das Mães. Na sexta-feira, 12 de maio, os estabelecimentos abrem até as 22h e no sábado, 13 de maio, até as 18h.

A abertura do comércio em feriados e datas especiais é resultado de acordo feito entre o Sincomércio Piracicaba e Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por