A variante britânica, que já representa mais de 20% de todos os casos de covid-19 registrados na Alemanha, está se tornando "dominante", alertou o ministro da Saúde, Jens Spahn, nesta quarta-feira (17)
A variante britânica, que já representa mais de 20% de todos os casos de covid-19 registrados na Alemanha, está se tornando "dominante", alertou o ministro da Saúde, Jens Spahn, nesta quarta-feira (17).
"Nos preocupa especialmente a variante encontrada no Reino Unido. Há duas semanas, esta variante representava pouco menos de 6% das amostras examinadas. Desde então, é superior a 20%, a mais de 22%", disse o ministro em coletiva de imprensa.
Para determinar esta proporção, as autoridades de saúde alemãs analisaram cerca de 23.000 testes PCR positivos e sequenciaram o vírus.
"Isso significa que, como já foi observado em outros países, a proporção de infecções com esta variante do vírus dobra aproximadamente a cada semana. É de se esperar que também se torne dominante em nosso país", alertou o ministro da Saúde.
A proporção da variante sul-africana está em um nível muito mais baixo, cerca de 1,5%, disse.
Desde domingo, a Alemanha introduziu controles em várias de suas fronteiras para contra-atacar essas variantes, uma medida que gerou críticas na Europa.
mat/dac/pz/pc/mar/aa