Dois jovens em uma bicicleta, usando o mesmo anel, em um anúncio publicitário que celebra o amor. As imagens divulgadas pela Cartier na China provocaram um alvoroço nas redes sociais por uma frase que evoca o amor entre pai e filho
Dois jovens em uma bicicleta, usando o mesmo anel, em um anúncio publicitário que celebra o amor. As imagens divulgadas pela Cartier na China provocaram um alvoroço nas redes sociais por uma frase que evoca o amor entre pai e filho.
Com a proximidade de Qixi, o Dia dos Namorados chinês, em 25 de agosto deste ano, a joalheria francesa postou um vídeo romântico em homenagem ao seu famoso anel "Trinity".
O curta mostra um homem e uma mulher de mãos dadas, mas também duas mulheres encostadas e dois homens de bicicleta.
Muitos internautas interpretaram essas imagens como representações de casais homossexuais.
A legenda da Cartier no site de vendas online Tmall oferece uma leitura completamente diferente. Sob a imagem dos dois homens aparece a frase "um pai e seu filho, unidos pelo amor, que compartilham da vida".
A joalheria foi criticada nas redes sociais. Muitos internautas consideraram que a empresa francesa cedeu à pressão de um país onde a homossexualidade não é exposta nos meio de comunicação.
"Ahahahahaha!, o amor entre homens transformado em incesto", disse um usuário da Douban.
"Se são pai e filho, por que estão usando o mesmo anel?", pergunta outro.
Em nota enviada à AFP, a Cartier afirmou ter "lançado na China um filme composto por quatro histórias independentes" sobre o amor, ilustrando sentimentos que podem ser compartilhados por um casal, amigos ou familiares.
Uma das partes mostra "o vínculo único entre um pai e seu filho, que desfrutam juntos de um passeio alegre e lúdico em uma bicicleta", detalhou a empresa.
"Desde sua criação em 1924, os anéis da série Trinity sempre simbolizaram a atemporalidade intrínseca das relações íntimas entre amantes, amigos e membros da mesma família", completou.
Apesar da homossexualidade já não ser mais um tabu na China, o Partido Comunista, no poder, censura as discussões e os filmes sobre o tema.
tjx/rox/bar-vac/pn/oaa/age/mb/gf/jc