A União Europeia (UE) recebeu quase 107 milhões de doses da vacina anticovid no primeiro trimestre de 2021, embora espere um aumento no ritmo de entregas nas próximas semanas - anunciou a Comissão Europeia nesta quarta-feira (31)
A União Europeia (UE) recebeu quase 107 milhões de doses da vacina anticovid no primeiro trimestre de 2021, embora espere um aumento no ritmo de entregas nas próximas semanas - anunciou a Comissão Europeia nesta quarta-feira (31).
Deste total, são cerca de 29,8 milhões de doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca, 67,2 milhões de doses da BioNTech/Pfizer e 9,8 milhões da Moderna, detalhou um porta-voz da Comissão.
Inicialmente, a AstraZeneca havia prometido entregar 120 milhões de doses aos 27 países do bloco no primeiro trimestre, mas recuou, reconhecendo que conseguirá fornecer apenas 30 milhões.
Até 24 de março, a AstraZeneca entregou 19 milhões de doses, segundo uma fonte europeia.
Depois da descoberta de 29 milhões de doses em um depósito na Itália há uma semana, porém, o grupo anunciou que 10 milhões delas serão entregues a países da UE na última semana de março, antes de outros 6 milhões em abril.
A vacina da AstraZeneca também tem sido motivo de preocupação, após casos de problemas sanguíneos graves identificados em pessoas que foram imunizadas com este fármaco.
Na terça-feira, a Alemanha anunciou que vai restringir a vacina para pessoas com menos de 60 anos. Já a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), que em 19 de março havia considerado este imunizante "seguro e eficaz", voltará a votar sobre o tema.
No segundo trimestre, os países do bloco devem receber pelo menos 360 milhões de doses, disse uma fonte europeia na semana passada.
São esperados 200 milhões de doses da BioNTech/Pfizer, 35 milhões da Moderna, 55 milhões da vacina da Johnson & Johnson (recentemente aprovada pelo órgão regulador europeu), além de 70 milhões de doses da AstraZeneca (dos 180 milhões inicialmente planejados).
As primeiras doses da vacina de dose única da Johnson & Johnson "serão distribuídas e administradas nas próximas semanas", disse o porta-voz da Comissão nesta quarta, sem dar mais detalhes.
jug/alm/ahg/mb/tt