INTERNACIONAL

UE expandirá sanções para incluir empresários e entidades de Belarus

Os ministros das Relações Exteriores da UE concordaram nesta quinta-feira em ampliar as sanções aplicadas a Belarus, para incluir empresários, empresas e entidades, anunciou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell

AFP
19/11/2020 às 12:07.
Atualizado em 24/03/2022 às 01:50

Os ministros das Relações Exteriores da UE concordaram nesta quinta-feira em ampliar as sanções aplicadas a Belarus, para incluir empresários, empresas e entidades, anunciou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

Esta ampliação das sanções representa "uma resposta à brutalidade das autoridades e um apoio aos direitos democráticos dos bielorrussos", disse o diplomata espanhol.

"Hoje concordamos em prosseguir com a preparação da próxima rodada de sanções", disse ele.

A lista de sancionados já inclui o presidente Alexander Lukashenko, seu filho Viktor e 53 membros de seu governo, incluindo vários ministros e chefes de polícia responsáveis pela repressão aos protestos que eclodiram após as eleições presidenciais de 9 de agosto.

Todas estas pessoas estão agora proibidas de viajar para o território da UE e os eventuais bens que possuem na Europa foram congelados.

Na semana passada, a UE condenou veementemente a morte de um artista da oposição bielorrussa, Roman Bondarenko, 31 anos, ocorrida pouco depois de sua detenção pela polícia.

Na ocasião, o porta-voz de Borrell, Peter Stano, alertou que a UE estava "pronta para impor sanções adicionais".

ahg/mb/mr

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por