A Comissão Europeia aprovou nesta quarta-feira o fundo de 500 bilhões de euros (563 bilhões de dólares) da Alemanha para socorrer as empresas do país afetadas pela pandemia
A Comissão Europeia aprovou nesta quarta-feira o fundo de 500 bilhões de euros (563 bilhões de dólares) da Alemanha para socorrer as empresas do país afetadas pela pandemia.
"O regime garante que o Estado receba a remuneração suficiente e incentivos para a saída do Estado o mais rápido possível em caso de recapitalização", disse Margrethe Vestager, comissária europeia de Concorrência.
A Comissão Europeia flexibilizou as regras sobre ajudas do Estado para que os membros da União Europeia possam aumentar o gasto público para enfrentar os efeitos da pandemia.
O fundo alemão, que pode alcançar até meio trilhão de euros, está dotado com 400 bilhões de euros de garantias para as dívidas das empresas e 100 bilhões para os empréstimos ou investimentos capital.
Em junho, o Executivo comunitário também aprovou um plano de ajuda alemão de 9 bilhões de euros para recapitalizar a Lufthansa, maior grupo de transporte aéreo do continente, entre outras medidas.
tjc/zm/fp