A Turquia afirmou nesta terça-feira (25) que está disposta a conversar com a Grécia em face das crescentes tensões sobre a exploração de hidrocarbonetos no Mediterrâneo Oriental, sem pré-condições
A Turquia afirmou nesta terça-feira (25) que está disposta a conversar com a Grécia em face das crescentes tensões sobre a exploração de hidrocarbonetos no Mediterrâneo Oriental, sem pré-condições.
"Estamos prontos para abrir negociações para um acordo justo, mas sem pré-condições. Não pode haver pré-condições por parte da Grécia", explicou o chanceler turco, Mevlut Cavusoglu, após uma entrevista com seu homólogo alemão, Heiko Maas.
A situação entre os dois países está em um ponto "muito crítico", alertou o ministro alemão.
"Ninguém quer resolver essa disputa por meios militares", garantiu à imprensa. "Ambas as partes estão dispostas a dialogar", acrescentou.
A Alemanha, que atualmente ocupa a presidência da União Europeia, tenta mediar entre ambos países, aliados dentro da Otan.
Nos últimos anos, houve várias descobertas de armazenamentos de hidrocarbonetos no Mediterrâneo oriental, onde Grécia e Turquia mantêm uma vizinhança instável.
O ministro das Relações Exteriores alemão visitou primeiro Atenas e depois Istambul nesta terça-feira, o mesmo dia em que os dois países organizaram respectivamente exercícios militares na área.
Cavusoglu disse que, à pedido da Alemanha, Ancara suspendeu temporariamente suas atividades de exploração em julho, como um "gesto" para facilitar o diálogo.
Mas o acordo entre Egito e Grécia que delimitava suas respectivas fronteiras marítimas demonstrou que Atenas "não foi sincero", explicou o ministro.
"Gostaria de aconselhar a Grécia a abandonar essa atitude de criança mimada", advertiu Cavusoglu. "Não conseguirão obter nada pelo apoio da UE. A Turquia está disposta a fazer o que for preciso sem hesitação".
Ancara decidiu no domingo estender até 27 de agosto a presença de seu navio de exploração Oruç Reis em uma área reivindicada por Atenas, o que levou ao anúncio, primeiro por parte da Grécia e depois da Turquia, de exercícios militares.
fo/zak/txw/jz/mb/aa/mvv