O presidente americano, Donald Trump, não é médico, mas está convencido das suas habilidades científicas
O presidente americano, Donald Trump, não é médico, mas está convencido das suas habilidades científicas. A pandemia do novo coronavírus lhe proporcionou a oportunidade perfeita para divulgar suas teorias.
O líder republicano anunciou na segunda-feira, para surpresa geral, estar tomando hidroxicloroquina há uma semana e meia como medida preventiva para a COVID-19.
Embora Trump afirme ter "ouvido muitas boas histórias" sobre esse remédio contra a malária, seu uso no tratamento da infecção pelo novo coronavírus não foi validado oficialmente e os órgãos reguladores dos EUA alertam que pode ser muito perigoso.
De fato, o anúncio do presidente não foi tão surpreendente. O bilionário geralmente faz suas próprias escolhas em questões científicas, mesmo diante de uma pandemia.
Em abril, durante uma coletiva de imprensa com autoridades de saúde, Trump perguntou se os pacientes com coronavírus não poderiam receber injeções com desinfetantes industrializados.
Diante do tumulto causado por suas declarações, Trump disse no dia seguinte que havia sido sarcástico, mesmo que não houvesse esse tom em sua voz.
A idiossincrasia do presidente em relação à pandemia ficou ainda mais clara com outra questão: o uso de máscaras.
Muito tempo após os consultores médicos do governo terem recomendado o uso de máscaras como forma de impedir a propagação do vírus, uma medida já aplicada na maioria dos países, Trump e sua equipe apareceram sem máscaras.
Este mês, depois que funcionários da Casa Branca que convivem com Trump contraíram o coronavírus, todos receberam ordens para usar máscaras, exceto o presidente.
Trump até mesmo se recusou a usar uma máscara durante visita a uma fábrica de máscaras no Arizona.
As opiniões de Trump sobre assuntos científicos abrangem um amplo espectro.
Ele despreza as energias renováveis e diz que as turbinas eólicas causam câncer.
Durante um eclipse solar em 2017, ele ignorou o conselho dos médicos e olhou diretamente para o sol, sem óculos de proteção.
Ele também não acredita que o aquecimento global seja o resultado de atividades humanas, apesar da posição quase unânime dos cientistas sobre o assunto, e retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima.