Tropas indianas e chinesas entraram em confronto na semana passada na disputada fronteira no Himalaia, em novos incidentes que deixaram feridos em ambos os lados, seis meses após combates mortais, informaram nesta segunda-feira (25) fontes militares e meios de comunicação indianos
Tropas indianas e chinesas entraram em confronto na semana passada na disputada fronteira no Himalaia, em novos incidentes que deixaram feridos em ambos os lados, seis meses após combates mortais, informaram nesta segunda-feira (25) fontes militares e meios de comunicação indianos.
O incidente ocorreu na semana passada na passagem de Naku, no estado de Sikkim (nordeste), disseram fontes militares à AFP, enquanto a mídia nacional, citando oficiais indianos, falava de vítimas em ambas as forças.
Uma patrulha chinesa tentou cruzar o território indiano antes de ser rechaçada, disseram os responsáveis. Naku liga Sikkim à região do Tibete na China.
As últimas discussões para diminuir as tensões entre os dois comandos militares ocorreram no domingo.
Combates corpo a corpo na fronteira de Sikkim em maio reacenderam as tensões fronteiriças entre os dois países vizinhos, os mais populosos do mundo.
Em junho, pelo menos 20 soldados indianos e um número desconhecido de forças chinesas morreram em confrontos na fronteira no Himalaia na região de Ladakh.
bur-tw/lth/ybl/af/yow/mar/mr