Três soldados franceses foram mortos no Mali nesta segunda-feira (28), quando seu veículo blindado foi atingido por um objeto explosivo na região de Hombori, no norte do país da África Ocidental, anunciou a Presidência francesa
Três soldados franceses foram mortos no Mali nesta segunda-feira (28), quando seu veículo blindado foi atingido por um objeto explosivo na região de Hombori, no norte do país da África Ocidental, anunciou a Presidência francesa.
Esta morte eleva para 47 o número de militares franceses mortos desde o início de seu envolvimento na região do Sahel, em janeiro de 2013.
O presidente francês Emmanuel Macron expressou em um comunicado seu "grande respeito" à memória dos homens e reiterou "a determinação da França em seguir na luta contra o terrorismo".
A França está presente no Sahel no âmbito da operação Barkhane, na qual participam mais de 5 mil soldados nessa imensa área, que enfrenta a violência jihadista e uma crise de segurança que causou milhares de mortes de civis e militares nos últimos anos.
Inicialmente concentrados no norte do Mali no começo de seu auge nos anos 2010, os grupos jihadistas agora operam no centro do país e nos vizinhos Burkina Faso e Níger.
Jihadistas controlam vastos territórios rurais nos quais os Estados da região têm pouca ou nenhuma presença.
cs/thm/eg/eb/ic/mvv