Homens armados atacaram uma prisão do leste do Afeganistão neste domingo (2) e causaram pelo menos três mortes, informaram as autoridades, uma ação que encerrou a relativa tranquilidade consequente de um cessar-fogo entre os talibãs e as forças do governo
Homens armados atacaram uma prisão do leste do Afeganistão neste domingo (2) e causaram pelo menos três mortes, informaram as autoridades, uma ação que encerrou a relativa tranquilidade consequente de um cessar-fogo entre os talibãs e as forças do governo.
"Os atacantes primeiro detonaram um carro cheio de explosivos perto da prisão", na cidade de Jalalabad, e depois abriram fogo contra os guardas de segurança, disse à AFP Attaullah Khogyani, porta-voz do governador da província de Nangarhar.
Vários deles se posicionaram em um mercado próximo à prisão, o que dificultou a tarefa das forças de segurança ", continuou.
"O confronto continua", afirmou, acrescentando que as forças do governo têm o controle da situação.
O Ministério do Interior confirmou o ataque e garantiu que policiais e forças especiais fossem para o local.
"Segundo informações preliminares, pelo menos três pessoas morreram e mais cinco estão feridas", declarou Tareq Arian, porta-voz do Ministério.
Os talibãs negaram estar envolvidos no ataque, que acontece no último dia de uma rara trégua entre os insurgentes e Cabul, devido ao feriado muçulmano do Eid al Adha.
"Este ataque não foi nosso. Nossos muyahidines ainda não foram autorizados a realizar ataques", disse à AFP o porta-voz talibã, Zabihulá Mujahid.
str-us-eb/sg/mis/age/mb/aa