Tribunal de Contas do Estado

TCE aprova as contas de 2020 do ex-prefeito Barjas Negri

No último dia 22, o Pleno do TCE, com o parecer da relatora conselheira Cristina de Castro Moraes, apreciou o processo e acabou aprovando as contas de Barjas Negri de 2020

Da Redação
29/11/2023 às 09:13.
Atualizado em 29/11/2023 às 09:13

Com isso, agora, oficialmente, as contas as contas de Barjas Negri, relativas ao seu último ano de governo, foram aprovadas (Divulgação)

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TEC) aprovou as contas do ex-prefeito Barjas Negri relativas ao seu último ano de governo (2020), informou nesta quarta-feira (29) a assessoria do político.

Segundo o comunicado de imprensa enviado à Gazeta, anteriormente, o Tribunal havia emitido parecer prévio, de um conselheiro, que apontou eventuais falhas administrativas nas prestações de contas. Porém, cabiam recursos tanto da Prefeitura de Piracicaba quanto do ex-prefeito.

Agora com a decisão final, Barjas Negri lembra que, ao contrário do anunciado erroneamente pela mídia em junho deste ano, como destaca o comunicado de imprensa, as suas contas não foram “rejeitadas”, porque além de caber recursos, dele e da Prefeitura, o processo precisaria passar pelo Pleno do TCE. 

No último dia 22, o Pleno do TCE, com o parecer da relatora conselheira Cristina de Castro Moraes, apreciou o processo e acabou aprovando as contas de Barjas Negri de 2020. No seu parecer, a conselheira Cristina acolheu os argumentos interpostos pela Prefeitura e do ex-prefeito para as falhas adminis-trativas, esclarecidas uma a uma, recomendando a aprovação das contas. 

Com isso, agora, oficialmente, as contas as contas de Barjas Negri, relativas ao seu último ano de governo, foram aprovadas. 

“Bom lembrar que, em 2020, foi o ano do início da pandemia da Covid-19, ano em que os municípios tiveram que enfrentar o estado de calamidade pública no Estado, reconhecida pela própria Assembleia Legislativa (Alesp)”, disse a assessoria do Barjas. 

Sobre a decisão, Barjas comentou que, todas as suas contas na última gestão como prefeito (2017/2020) foram aprovadas, demonstrando o seu com-promisso público, de sua equipe, dos servidores com a boa gestão administra-tiva e financeira da Prefeitura de Piracicaba. 

No seu último ano de governo municipal, mesmo com a pandemia, Bar-jas enfatiza que houve responsabilidade com as contas públicas. O ano fiscal fechou com superávit -- orçamentário (R$ 88 milhões) e financeiro (R$ 113 milhões) --, dinheiro deixado nos cofres da Prefeitura que permitiu à nova ges-tão um orçamento confortável para o início de suas ações.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por