A taxa dos bônus do Tesouro dos Estados Unidos a dez anos caiu pela primeira vez nesta terça-feira (3) abaixo da barreira simbólica de 1%, após um corte nas taxas de juros de referência pelo Federal Reserve (banco central americano), buscando mitigar o impacto do coronavírus
A taxa dos bônus do Tesouro dos Estados Unidos a dez anos caiu pela primeira vez nesta terça-feira (3) abaixo da barreira simbólica de 1%, após um corte nas taxas de juros de referência pelo Federal Reserve (banco central americano), buscando mitigar o impacto do coronavírus.
Essa taxa vem caindo à medida que os investidores, que buscam refúgio em colocações consideradas seguras nesse período de incerteza, se desinvestem em ações e compram obrigações de dívida.
Os títulos do tesouro são considerados um porto seguro, porque a probabilidade de o governo dos EUA deixar de pagar sua dívida é extremamente baixa.
A forte demanda aumenta o preço e diminui a taxa de juros paga pelo devedor.
Os investidores estão desnorteados nesta terça-feira pela decisão do Fed de reduzir suas taxas de referência em meio ponto para incentivar gastos e investimentos e, assim, mitigar o impacto da nova epidemia de coronavírus.
"O corte nas taxas decidido pelo Fed buscava urgentemente fortalecer a confiança [do mercado], mas poderia alimentar os temores de que o coronavírus pudesse causar uma maior contração econômica", disse o economista independente Joel Naroff.
jum/vog/sl/mr/rsr/cc/mvv