O número de mortos em El Salvador na passagem da tempestade tropical Amanda, que varreu o país no fim de semana, e as chuvas que continuaram nesta quarta-feira (3), provocadas pelo fenômeno climático Cristobal, aumentou de 20 para 27, segundo um boletim oficial
O número de mortos em El Salvador na passagem da tempestade tropical Amanda, que varreu o país no fim de semana, e as chuvas que continuaram nesta quarta-feira (3), provocadas pelo fenômeno climático Cristobal, aumentou de 20 para 27, segundo um boletim oficial.
De acordo com o último informe do governo de Nayib Bukele, que atualiza o balanço de terça, entre os mortos há 18 pessoas do sexo masculino e 9 do feminino. As autoridades informaram ainda seis desaparecidos.
Uma análise meteorológica do Ministério do Meio Ambiente (MARN) indicou que as chuvas registradas entre terça e quarta-feira em El Salvador são causadas pela influência na América Central da tempestade tropical Cristobal, que se desloca pelo território mexicano.
Antes deste fenômeno, a tempestade tropical Amanda matou e causou danos ao passar pelo território salvadorenho durante o fim de semana. Estradas foram arrastadas ou interrompidas por deslizamentos de terra, inundações, e residências foram destruídas ou danificadas.
Amanda também impactou com força na Guatemala e em Honduras.
Segundo a chefe do Gabinete do governo salvadorenho, Carolina Recinos, atualmente 11.179 pessoas permanecem refugiadas em 210 abrigos no país.
Os prognósticos meteorológicos indicam que as chuvas poderiam continuar em El Salvador até sexta ou sábado, razão pela qual as autoridades pediram à população a "se manter alerta".
ob/mls/mvv