A Síria relatou neste domingo seu primeiro caso de contágio do novo coronavírus, levando as autoridades a anunciar novas medidas para tentar impedir a propagação da pandemia neste país em guerra
A Síria relatou neste domingo seu primeiro caso de contágio do novo coronavírus, levando as autoridades a anunciar novas medidas para tentar impedir a propagação da pandemia neste país em guerra.
O ministro da Saúde, Nizar Yaziji, relatou uma "primeira infecção por coronavírus na Síria", ao afirmar que era "um estrangeiro".
O Ministério do Interior anunciou a suspensão do transporte público e privado nas cidades e o fechamento a partir de terça-feira de estradas entre as províncias.
Na semana passada, o governo anunciou o fechamento até 2 de abril de centros educacionais e a interrupção de atividades científicas, culturais e esportivas.
As eleições legislativas no país, previstas para 13 de abril, foram adiadas para 20 de maio.
O regime sírio, em guerra com os rebeldes e os jihadistas, controla mais de 70% do território e está lançando uma ofensiva para tentar recuperar a província de Idlib (noroeste).
O risco de propagação da Covid-19 é preocupante em Idlib, alvo nos últimos meses de ataques do regime e de seu aliado russo, que causaram a fuga de quase um milhão de pessoas.
Em todo o país, devastado por nove anos de guerra, o "sistema de saúde frágil" seria incapaz de lidar com uma epidemia, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).
rim/lar/bek/tp/mis/bl/lca