Reajuste

Servidores municipais mudam de estratégia

Categoria acata reajuste de salários proposto pelo governo municipal

Romualdo Cruz Filho
14/07/2022 às 07:44.
Atualizado em 14/07/2022 às 07:44
Servidores públicos de Piracicaba aceitaram a proposta do governo (Arquivo Gazeta/Mateus Medeiros)

Servidores públicos de Piracicaba aceitaram a proposta do governo (Arquivo Gazeta/Mateus Medeiros)

Em assembleia realizada na noite desta terça-feira (13), os servidores públicos de Piracicaba aceitaram a proposta do governo municipal de reposição das perdas salariais, abrindo mão do que haviam pedido e que levou a categoria à greve. Como foi instaurado dissídio de greve pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, a expectativa é de que o processo seja julgado até o final deste mês.

De acordo com o sindicato, antes do julgamento, se faz necessário a realização de assembleia entre os servidores para discutir e deliberar sobre as consequências do julgamento. A paralisação se deu de 1 e 7 de abril. Com a mudança de estratégia, permaneceria portanto sub judice somente a legalidade da greve e os descontos sobre os dias parados. 

Nesse sentido, havia a intenção de que a prefeitura desse sequência ao parcelamento da reposição salarial que o prefeito Luciano Almeida propôs, o que incluiria 3,17% ainda em 1 de julho.

"O departamento Jurídico do Sindicato peticionou nos autos do Tribunal e entendeu que era incontroverso o valor de 3,17% a partir de 1 de julho. Foi dado despacho positivo, porém o prefeito entende que não é incontroverso esse valor e sustenta sua tese em desacordo com o interesse da categoria", informou o dirigente sindical Osmir Bertazzoni. 

"O processo continua e vamos buscar reverter o nosso direito constitucional de greve no STF, pois os direitos coletivos de protestos não podem ser mitigados, sendo essa atitude contrária ao estado democrático de direito", completou.

A proposta do governo era 14,04% em duas parcelas: 01/março 10,56 % e 01/julho 3,17%; ano de 2023 reposição da inflação mais 3,17% a partir de 01/07/2023; e ano de 2024 reposição da inflação mais 3,16 % a partir de 01/03/2024.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por