A Rússia convidará o presidente francês, Emmanuel Macron, para o grande desfile militar para marcar a vitória contra a Alemanha nazista, a ser realizado em 24 de junho em Moscou - informou uma autoridade diplomática russa nesta quinta-feira (28)
A Rússia convidará o presidente francês, Emmanuel Macron, para o grande desfile militar para marcar a vitória contra a Alemanha nazista, a ser realizado em 24 de junho em Moscou - informou uma autoridade diplomática russa nesta quinta-feira (28).
"Novos convites serão enviados para todos os participantes (do desfile), incluindo o presidente da República Francesa", disse Alexei Paramonov, alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em entrevista à agência de notícias Ria Novosti.
Anteriormente, o presidente francês havia anunciado sua intenção de participar do evento planejado na Praça Vermelha em 9 de maio, para o 75º aniversário da vitória dos Aliados contra Hitler. O líder chinês Xi Jinping também estaria presente.
O desfile, que ilustra o poderio militar da Rússia a cada ano, foi adiado, devido à epidemia de coronavírus, e substituído por comemorações bem mais modestas.
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na terça-feira passada que o desfile da vitória finalmente ocorrerá em 24 de junho.
No início de maio, a Rússia registrou mais de 10.000 novos casos de contágio diários por coronavírus, enquanto a população de boa parte do território permanecia confinada em suas casas.
Desde então, o crescimento no número de novos casos se estabilizou, e as autoridades começaram um cauteloso desconfinamento em 12 de maio.
Ontem, a prefeitura de Moscou anunciou a suspensão, a partir de 1º de junho, de várias restrições impostas há dois meses.
De acordo com os últimos números divulgados na quinta-feira, a Rússia tem 379.051 casos confirmados de coronavírus e 4.142 mortes.
rco/apo/jhd/mab/mar/tt