A Marinha russa anunciou, nesta quinta-feira (10), que participará em 2021 de exercícios militares com Estados Unidos e Reino Unido, suas primeiras manobras com países-membros da Otan em dez anos
A Marinha russa anunciou, nesta quinta-feira (10), que participará em 2021 de exercícios militares com Estados Unidos e Reino Unido, suas primeiras manobras com países-membros da Otan em dez anos.
Em um comunicado, a assessoria de imprensa do distrito militar sul confirmou a participação russa nos exercícios AMAN-2021 previstos para fevereiro, nas águas do Paquistão.
Três nações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) - Estados Unidos, Reino Unido e Turquia - participarão das manobras, indicou um comunicado da frota russa do mar Negro.
A Aliança Atlântica disse à AFP, porém, que não se trata de manobras conjuntas.
"A Otan não tem exercícios previstos com a Rússia. Nossa cooperação continua suspensa por causa da anexação ilegal da Crimeia em 2014", declarou a porta-voz Oana Lungescu.
As últimas manobras marítimas com a participação da Otan e da Rússia foram em 2011.
Em um informe publicado na semana passada, a Otan considera que a Rússia continuará sendo "a principal ameaça militar para a Aliança até 2030".
acl-tbm/pop/alf/lb/eg/mb/tt