INTERNACIONAL

Reino Unido organiza primeira campanha de vacinação contra covid-19

Depois de aprovar, nesta quarta-feira (2), a distribuição em massa da vacina Pfizer/BioNTech, o Reino Unido se prepara para implantar a primeira campanha em um país ocidental de vacinação contra o coronavírus, uma operação longa e logisticamente complexa

AFP
02/12/2020 às 12:07.
Atualizado em 24/03/2022 às 03:01

Depois de aprovar, nesta quarta-feira (2), a distribuição em massa da vacina Pfizer/BioNTech, o Reino Unido se prepara para implantar a primeira campanha em um país ocidental de vacinação contra o coronavírus, uma operação longa e logisticamente complexa.

Os controles realizados pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, na sigla em inglês) do Reino Unido são "equivalentes a todos os padrões internacionais", afirmou a diretora desse órgão independente, June Raine.

Para poupar tempo, "equipes separadas trabalharam em paralelo, dia e noite", com fins de semana incluídos, em diferentes aspectos, sem esperar que uma acabasse para iniciar a outra, explicou.

Na opinião da dra. Penny Ward, ds King"s College de Londres, as diferenças de procedimento entre a MHRA e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) podem explicar a velocidade dos britânicos.

"Ao contrário da EMA, a MHRA pode fazer perguntas à medida que vão surgindo e obter respostas mais rapidamente", frisou.

O ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, garantiu que o Brexit permitiu que o Reino Unido aprovasse a vacina primeiro, mas a MHRA ponderou essa afirmação, garantindo que segue os mesmos procedimentos que os europeus.

A vacina, que se mostrou 95% eficaz em testes clínicos, requer duas injeções com 21 dias de intervalo.

BioNTech e Pfizer disseram que esperam fornecer até 50 milhões de doses globalmente em 2020 e até 1,3 bilhão em 2021.

O Reino Unido encomendou um total de 40 milhões e espera receber um lote inicial de 800.000, permitindo que 400.000 pessoas sejam inoculadas, para começar a distribuição na próxima semana.

As autoridades reguladoras ainda não aprovaram a vacina nos Estados Unidos, que solicitaram 100 milhões de doses, e na União Europeia, onde foram solicitadas 300 milhões.

A campanha de imunização no Reino Unido começará no início da próxima semana e será em ordem de prioridade.

Os residentes em lares de idosos estão no topo da lista, seguidos por seus cuidadores e pessoas com mais de 80 anos. No momento, o último grupo previsto é o de mais de 50 anos.

Não é recomendado para mulheres grávidas e crianças, com algumas exceções.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por