INTERNACIONAL

Reforço de segurança do Capitólio será mantido para discurso de Biden ao Congresso

As medidas de segurança reforçadas em torno do Capitólio dos Estados Unidos serão mantidas para um discurso do presidente Joe Biden ao Congresso, devido a ameaças de grupos que participaram da invasão à sede do Congresso, disse o chefe interino da Polícia do Capitólio na quinta-feira (25)

AFP
25/02/2021 às 19:33.
Atualizado em 22/03/2022 às 11:47

As medidas de segurança reforçadas em torno do Capitólio dos Estados Unidos serão mantidas para um discurso do presidente Joe Biden ao Congresso, devido a ameaças de grupos que participaram da invasão à sede do Congresso, disse o chefe interino da Polícia do Capitólio na quinta-feira (25).

"Sabemos que os insurgentes que atacaram o Capitólio não estavam apenas interessados em atacar membros do Congresso e autoridades", disse Yogananda Pittman, chefe de segurança interino do Capitólio, em uma audiência na Câmara dos Representantes sobre o ataque ao prédio.

"Eles queriam enviar uma mensagem simbólica à nação sobre quem está no comando do processo legislativo", disse ele.

Pittman destacou que no primeiro discurso de Biden parante as duas Casas do Congresso - que ainda não tem data - o dispositivo de segurança reforçada será mantido.

"Nós sabemos que os membros da milícia que estiveram presentes em 6 de janeiro alegaram que queriam explodir o Capitólio e matar o máximo de congressistas possível em conexão direta com o discurso", disse Pittman.

Após os distúrbios de 6 de janeiro, uma cerca foi erguida para proteger o Capitólio e as tropas da Guarda Nacional foram enviadas para ajudar a polícia no complexo legislativo.

Durante a audiência, Pittman e o oficial de segurança da casa, Timothy Blodgett, referiram-se às violações de segurança e informações relacionadas ao ataque ao Capitólio que deixou cinco mortos.

Os apoiadores de Trump invadiram o Capitólio para tentar impedir a certificação da vitória de Biden na eleição de 3 de novembro.

Trump foi indiciado pela Câmara dos Representantes por "incitar a insurreição", mas foi absolvido em um julgamento de impeachment no Senado.

Pittman estimou que durante os distúrbios mais de 10.000 manifestantes se reuniram nos arredores do Capitólio e cerca de 800 conseguiram entrar no prédio.

cl/sst/an/yow/ap/mvv

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por