A Real Sociedad cedeu a liderança do campeonato espanhol ao Atlético de Madrid ao empatar fora de casa com o Alavés (0-0), neste domingo, pela 12ª rodada.
Sem poder contar com seu capitão Mikel Oyarzabal, artilheiro da Liga com 7 gols, o clube basco esbarrou na grande atuação do goleiro Fernando Pacheco e não conseguiu marcar contra o time que ocupa a parte intermediária da tabela.
Pacheco foi o herói da noite, com grandes defesa diante dos atacantes da Real, que ficavam desesperados, como aconteceu com o brasileiro Willian José aos 80 minutos.
Com o empate, a Real Sociedad caiu para a 2ª colocação, e está a um ponto do Atlético, que conquistou a sétima vitória consecutiva no campeonato no sábado contra o Valladolid (2-0).
O time madrilenho, invicto, tem 26 pontos, enquanto que a Real Sociedad possui 25.
Mais cedo o Villarreal (3º), na luta pelas posições que garantem vaga na Champions League, também perdeu um ponto importante em seu estádio ao empatar em 0 a 0 o clássico regional contra o Elche (10º).
Com organização, o Elche conseguiu resistir ao Villarreal que monopolizava a posse de bola, mas quase não teve chances claras.
Com este empate, o Villarreal é terceiro com 21 pontos, quatro atrás da Real Sociedad (2ª) e cinco do líder Atlético de Madrid, que no sábado venceu o Valladolid (19º) por 2 a 0.
Também neste domingo o Granada (7º) conquistou um ponto quando já parecia impossível, ao empatar em 3 a 3 com o lanterna Huesca.
O Huesca havia feito 3-1 aos 82 minutos com um gol de Shinji Okazaki, depois dos gols marcados por Mikel Rico (21) e Borja García (49). Mas a equipe local conseguiu diminuir com gols na reta final de Jorge Molina (88) e Germán Sánchez (90). Luis Suárez (43) havia marcado o primeiro do Granada.
Como se não bastasse, o Granada ficou perto da virada nos acréscimos, mas Molina mandou a bola na trave (90+2). A equipe local está em sétimo com 15 pontos após este jogo, enquanto o Huesca, que poderia ter se aproximado da zona de permanência com a vitória, se afunda na lanterna com 8 pontos, a três da salvação.
Ainda na zona de rebaixamento, o Osasuna (18º) perdeu em casa para o Real Betis (8º) do chileno Manuel Pellegrini (2-0).
Se por um lado os sevilhanos interromperam uma sequência de três derrotas consecutivas, os navarros somaram a quarta derrota nas últimas cinco rodadas. Borja Iglesias e Juan Miranda foram os autores dos gols, ambos nos últimos 15 minutos.
No sábado, o Real Madrid (3º) venceu o Sevilla (6º) por 1 a 0, enquanto o promovido Cádiz (5º) surpreendeu ao vencer o Barcelona (9º) por 2 a 1.