O presidente russo e a chanceler alemã "expressaram sua preocupação com a escalada de tensões" no conflito do leste da Ucrânia, informou o Kremlin em um comunicado nesta quinta-feira (8) após uma conversa telefônica
O presidente russo e a chanceler alemã "expressaram sua preocupação com a escalada de tensões" no conflito do leste da Ucrânia, informou o Kremlin em um comunicado nesta quinta-feira (8) após uma conversa telefônica.
Vladimir Putin insistiu para Angela Merkel que Kiev é responsável "pelas provocações que promoveu recentemente para agravar deliberadamente a situação na linha de contato".
Ucranianos e ocidentais acusam os separatistas pró-russos e Moscou de provocar confrontos e tensões.
Segundo o Kremlin, os dois líderes pedem "moderação e a ativação do processo de negociação", enquanto as negociações de paz entre Ucrânia e Rússia, com mediação franco-alemã, estão paralisadas.
A última cúpula aconteceu em dezembro de 2019 e desde então não houve avanços concretos na frente política e não há previsão de novas reuniões.
A conversa entre Putin e Merkel ocorre enquanto Kiev e seus aliados ocidentais acusam Moscou de concentrar tropas na fronteira e os separatistas de provocar incidentes quase diariamente.
Os dois líderes falaram também de outros assuntos, como o destino do opositor russo preso Alexei Navalny, o conflito na Síria e a situação na Líbia.
alf/pop/sg/pc/mb/aa