A Acipi desenvolve diversos projetos para associados e a comunidade
A Acipi desenvolve diversos projetos para associados e a comunidade (Solucione)
Café Conecta
O café de negócios, realizado uma vez por mês, foi um projeto para atrair os associados para a Acipi. “Fizemos uma pesquisa em 2021 para que a gente pudesse conhecer melhor os nossos associados e o Café Conecta nasceu com a finalidade de damos a oportunidade para que eles estejam na sede e conheçam todos os serviços que oferecemos. Temos junta comercial, certificação digital, consulta de SCPC, parceira com serviços de saúde (Unimed e Uniodonto), parceria com a Sicoob Cocre e com a construtora EmbraPlan. Tudo isso para que os associados tenham a dimensão dos serviços oferecidos, passem a participar mais intensamente da Acipi, fortaleça o network e façam negócios entre si”, explica Cançado. Sobre o Café Conecta, é possível se inscrever para participar pelo site da Acipi. “Os associados terão ali um canal aberto para se apresentar, falar de seu empreendimento. É natural que não conheçamos todas as potencialidades do mercado local. Então é fundamental termos uma porta aberta para os jovens que chegam com todo o gás e com esse viés tecnológico. Ele terá ali a oportunidade de nos conectar e de ser conectado, em uma troca de experiências viva, uma vez que no ambiente estarão apenas pessoas versadas no setor, com larga experiência no que desenvolvem”, explica o presidente da entidade.
Laboratório do Varejo
A velha guarda do comércio também tem um espaço para se ajustar à novas tendências, com laboratório para treinamento, atendimento e vendas a consumidor exigentes. Trata-se de um processo de atualização, uma vez no mundo pós-covid muitas coisas mudaram. O consumidor desenvolveu um novo perfil que não é mais compatível com o jeito de atender sem a interatividade adequada. Venda online é mais complexa que uma loja física, e hoje o serviço precisa ser híbrido, unindo o virtual ao físico. Esse novo perfil exige qualificação. Setor de serviços também passa por esse treinamento. O novo prédio, além de tudo, com novas tecnologias, visa o pequeno empresário que não pode adquirir todo esse suporte sozinh. Por isso a ideia de compartilhamento. A sede ampliada terá salas para coworking, uma vez que não são poucas as empresas que deixaram de ter escritórios grandes e precisam apenas de sala para reuniões. Há o apoio do Sebrae, para que os jovens empresários tenham visão de como gerenciar recursos financeiros. Como se comportar financeiramente para não confundir os bolsos, entre pessoa física e jurídica.
Projeto Pescar
Iniciado em janeiro, com 19 jovens em uma sala durante a manhã inteira e uma grade curricular extensa e importante. O projeto é um tipo de franquia que nasceu no Rio Grande do Sul, sendo o conteúdo voltado ao comportamento, comunicação e visão do mundo empresarial. “Esses jovens passaram por seleção, são jovens de famílias vulneráveis, e vão aprender como funciona o comércio, a dinâmica de uma empresa e todos os seus departamentos. Incluímos também temas de profissionais, em que convidamos especialistas de diversas áreas para palestrar a eles. Visitam indústrias. São atividades para municiá-los de muitas informações para que tenham um futuro diferente, com uma boa colocação no mercado. O mais fácil é o lado ruim e eles viviam nessa linha tênue. Na Acipi, com 6.400 empresas associadas, acreditamos que todos eles sairão dali colocados no mercado.
Projetos internos
“Meio Ambiente na própria entidade, são coisas pequenas, mas eliminamos copos plásticos, eliminamos folhas de sulfite. Reciclargem com critério rigoroso, governança, com auditoria externa, que vai auditar o balanço da Acipi para dar a transparência. Afinal, a Acipi é de todos os seus sócios e de sua equipe de trabalho, desde a faxina”. Enfim, esta é a nova Acipi que nasce agora, mirando sempre o futuro.