Cidadania

Projeto Bombeiro na Escola é levado a alunos do 5º anos em Piracicaba

A primeira escola, segundo o capitão Fabio Henrique Giovani, que comanda o 1º Subgrupamento do 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba, iniciou no programa anteontem

Ana Cristina Andrade
05/05/2023 às 06:34.
Atualizado em 05/05/2023 às 06:34
Cabo David Filho é responsável pela instrução aos alunos e diz que muitos se mostram curiosos querendo conhecer os materiais, equipamentos e rotina de homens e mulheres da corporação (Divulgação)

Cabo David Filho é responsável pela instrução aos alunos e diz que muitos se mostram curiosos querendo conhecer os materiais, equipamentos e rotina de homens e mulheres da corporação (Divulgação)

Instruir alunos para agirem em situações de risco é o objetivo do programa educativo “Bombeiro na Escola”, oferecido pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Secretaria de Educação, e ofertado para as crianças das turmas de 5º ano das escolas municipais que possuem período integral.

A primeira escola, segundo o capitão Fabio Henrique Giovani, que comanda o 1º Subgrupamento do 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba, iniciou no programa anteontem. A finalidade, segundo o oficial, é conscientizar sobre prevenção de acidentes, incêndios, ensinar o aluno a identificar e evitar situações de risco, como agir em casos de emergência e aplicar os primeiros socorros.

Com isso, de acordo com ele, além de despertar nos jovens o senso de cidadania e responsabilidade social, o programa tem ainda, como propósito, torná-los cidadãos melhores. “Não se tem a pretensão de formar bombeiros profissionais, mas pessoas com noções de primeiros socorros e capazes de prevenir e mitigar os efeitos de acidentes domésticos e dar, ao menos, o devido suporte para casos clínicos antes da chegada do socorro”, observou Giovani.

Segundo o Cabo David Filho, responsável pela instrução aos alunos, além da parte educativa, existe uma grande curiosidade dos alunos em conhecer os materiais, equipamentos e a rotina dos homens e mulheres que atendem as ocorrências diariamente. 

“É uma energia muito positiva e uma sensação indescritível poder estar à frente dessas turmas de jovens e crianças, pois eles têm sede de aprendizado, querem muito saber sobre os cuidados e como fazer para atender pessoas que estão em risco ou quais são as técnicas, prevenções e como agir em caso de incêndios”, explicou.

O curso é semanal, estruturado em turmas vespertinas, onde são atendidos jovens da rede pública com idades entre 9 e 12 anos. As aulas são ministradas na própria escola, em horário a combinar com a Secretaria de Educação da cidade de Piracicaba, fazendo parte do currículo escolar com 4 horas aulas para cada turma.

Formação paralela

Segundo o capitão Giovani, o programa “Bombeiro na Escola” atua como uma formação paralela e complementar, mais ligada à questão de cidadania e responsabilidade social do que propriamente educacional, e em que pese essas áreas serem multidisciplinares e transversais, a ideia do programa é que os jovens frequentem o curso.

Ao final, haverá uma formatura onde os alunos receberão o certificado de participação. As formaturas acontecem a partir de julho. “Não conseguiremos atender 100% das escolas, porque são muitas, mas vamos trabalhar até o final do ano para alcançar o máximo que conseguirmos”, completou o oficial do Corpo de Bombeiros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por