Irã e Afeganistão inauguraram, nesta quinta-feira (10),a primeira ferrovia que une os dois países, com a chegada de um trem iraniano com produtos agrícolas à província afegã de Herat (oeste)
Irã e Afeganistão inauguraram, nesta quinta-feira (10),a primeira ferrovia que une os dois países, com a chegada de um trem iraniano com produtos agrícolas à província afegã de Herat (oeste).
Por enquanto, a via férrea liga Khaf, no Irã, a Rozanak, mas será em breve estendida a Herat, a terceira maior cidade do Afeganistão.
Muitos afegãos se reuniram na estação para aguardar a chegada do trem pintado de azul.
Em um discurso por vídeo, o presidente afegão, Ashraf Ghani, descreveu o projeto como "uma etapa importante para uma recuperação econômica e o desenvolvimento em ambos os países".
Segundo o presidente iraniano, Hassan Rohani, o projeto será um passo do Afeganistão em direção à Europa.
"Isso vai trazer prosperidade ao Irã e ao Afeganistão", declarou, também por videoconferência, de Teerã.
"Era muito difícil para os jovens locais irem ao Irã para trabalhar. Agora, eles podem simplesmente comprar uma passagem de trem e partir", comentou Arbab Ghulam Reza, um agricultor em Rozanak.
Depois de concluída, a ferrovia de 225 quilômetros poderá transportar seis milhões de toneladas de mercadorias e um milhão de passageiros anualmente, de acordo com o Ministério iraniano dos Transportes.
Na sequência, a ligação Khaf-Herat vai-se somar a redes ferroviárias na Ásia Central e na China.
Devastado por décadas de guerra, o Afeganistão tem muito pouca infraestrutura de transporte.
str-mam-emh-jds/ecl/eb/cyb/mr/eg/mb/tt