INTERNACIONAL

Primeira nave tripulada dos EUA em uma década pousa no Golfo do México

Dois astronautas americanos provenientes da Estação Espacial Internacional (ISS) pousaram neste domingo (2) no Golfo do México a bordo de uma cápsula da SpaceX, encerrando com sucesso a primeira missão tripulada da empresa espacial em associação com a agência espacial americana (Nasa)

AFP
02/08/2020 às 17:25.
Atualizado em 25/03/2022 às 17:29

Dois astronautas americanos provenientes da Estação Espacial Internacional (ISS) pousaram neste domingo (2) no Golfo do México a bordo de uma cápsula da SpaceX, encerrando com sucesso a primeira missão tripulada da empresa espacial em associação com a agência espacial americana (Nasa).

"Bem-vindos à Terra e obrigado por terem voado com a SpaceX", anunciou o diretor de voo aos astronautas, que responderam imediatamente. A cápsula Crew Dragon Endeavour pousou na água em frente à costa de Pensacola, na Flórida (sudeste), conforme previsto, às 14H48 locais (15H48 de Brasília) e aparentemente sem sofrer danos após reentrar na atmosfera terrestre, segundo imagens exibidas ao vivo.

O presidente americano, Donald Trump, comemorou o retorno da cápsula, dois meses depois de ter assistido seu lançamento.

"É maravilhoso ter os astronautas da Nasa na Terra após uma missão muito bem sucedida de dois meses. Obrigado a todos!", escreveu no Twitter após o pouso, que qualificou de "muito emocionante".

O sucesso da missão demonstra que os Estados Unidos recuperaram a capacidade de enviar seus astronautas ao espaço e trazê-los de volta.

Os EUA tiveram que confiar esta atividade à Rússia desde que o último ônibus espacial decolou em 2011.

Mais cedo, imagens da Nasa mostraram o barco de resgate "GO Navigator" chegando ao local do primeiro pouso na água de uma nave espacial americana desde a missão conjunta Apollo-Soyuz de 1975.

A tempestade tropical Isaías, que alterou o local de pouso original da Endeavour no Atlântico, se aproximava da costa leste da Flórida na manhã de domingo, a centenas de quilômetros de distância.

A missão é também uma grande vitória para a SpaceX de Elon Musk, que fundou a empresa em 2002, mas já ultrapassou a Boeing, sua principal concorrente na corrida espacial comercial.

Os EUA pagaram às duas empresas um total de US$ 7 bilhões por seus contratos de "táxi espacial", embora os esforços da gigante aeroespacial Boeing tenham fracassado.

Antes do pouso, a cápsula Crew Dragon executou vários procedimentos de precisão para voltar para casa com segurança.

Às 13h51 (14h51 de Brasília), a nave lançou um compartimento que contém energia, calor e outros sistemas que se incendiará ao reentrar novamente na atmosfera da Terra.

A cápsula Endeavour, então, ativou seus propulsores para manobrar na órbita e na trajetória adequadas para o pouso, entrando novamente na atmosfera a uma velocidade de 28.000 km/h.

Seu escudo térmico é preparado para suportar temperaturas de 1.900 graus Celsius e o intenso calor causou um apagão nas comunicações por alguns minutos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por