O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, manifestou nesta quarta-feira (20) seu "grande alívio" com a posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, garantindo que este sentimento é compartilhado por "muita gente" na Alemanha
O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, manifestou nesta quarta-feira (20) seu "grande alívio" com a posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, garantindo que este sentimento é compartilhado por "muita gente" na Alemanha.
"Nos alegramos que os Estados Unidos, enquanto sócio indispensável, esteja, no futuro, de novo ao nosso lado em muitas questões: no combate comum e solidário contra a pandemia da covid-19, na proteção mundial do clima, nos temas de segurança", detalhou o chefe de Estado alemão em uma mensagem de vídeo.
Steinmeier afirmou ainda que, no futuro, "as divergências de ponto de vista não vão nos separar, e sim nos farão buscar soluções comuns de maneira ainda mais intensa".
Durante os quatro anos de Presidência de Donald Trump, as relações entre os dois países, tradicionalmente estreitas, esfriaram-se.
Trump atacou a Alemanha em diferentes momentos, em particular em questões econômicas e comerciais, mas também por sua pouca participação, segundo ele, no orçamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
yap/smk/mar/zm/tt