Pacote de ações

Prefeito anuncia fase de retomada com Decola Pira

O prefeito Luciano Almeida anunciou ontem um pacote de ações intitulado Decola Pira, que prevê investimentos em vários setores para alavancar a economia. Participaram do evento o governador Rodrigo Garcia e Rubens Ometto Silveira Mello, presidente da Cosan/Raízen

Romualdo Cruz Filho
02/08/2022 às 06:47.
Atualizado em 02/08/2022 às 06:51
Empresário Rubens Ometto Silveira Mello, governador Rodrigo Garcia e o prefeito Luciano Almeida (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Empresário Rubens Ometto Silveira Mello, governador Rodrigo Garcia e o prefeito Luciano Almeida (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Em tarde festiva, o prefeito Luciano Almeida (sem partido) apresentou ontem (1º/8), no dia de aniversário de Piracicaba, um pacote de ações do seu governo, intitulado Decola Pira, que, segundo ele, coloca a cidade em posição de vantagem em seu processo de desenvolvimento, com projetos de várias naturezas: educacionais, de inovação e industriais, com criação de emprego e renda.

"É um grande presente para Piracicaba", enfatizou. Dentre os investimentos apresentados, está uma série já divulgada para a imprensa, como ampliação da CJ e a implantação de uma nova unidade da Klabin, bem como outros ainda novos, como a criação do Museu da Cana, no Engenho Central, com investimento de R$ 300 milhões, anunciado pelo próprio Rubens Ometto Silveira Mello, presidente da Cosan/Raízen, que vai financiar o empreendimento. 

O final do evento contou com a presença do governador, Rodrigo Garcia (PSDB), que subiu no palco ao lado de Silveira Mello, e praticamente fechou a atividade com análises conjunturais, observações sobre como São Paulo está se organizando para a fase pós-pandemia, os investimentos, tudo com muita habilidade para não deixar transparecer que estava fazendo campanha política usando a estrutura da máquina pública e com público garantido.

Mas deixou escapar uma pérola quando Luciano Almeida disse que o Museu da Cana está previsto para ser inaugurado em agosto do ano que vem, exatamente nos 251 anos de Piracicaba. "Estarei aqui como governador nesta data". 

Luciano Almeida anunciou investimentos do governo estadual em recapeamentos de rodovias e avenidas, entrega de caminhões e máquinas, construção de anel viário para viabilizar a Klabin, entre outros.

Divulgou também que todos os alunos da rede municipal de ensino receberão um kit uniforme. Professores e alunos vão receber chromebooks em projetos pilotos, um tipo notebook específico para tarefas educacionais. Haverá mais eficiência no serviço público com plataforma que permitirá a realização de praticamente todos os serviços de forma remota. Divulgou reformas administrativas em algumas pastas, como Obras, Emdhap e Ipplap, enfim. Destacou ainda o programa social Piracicaba sem fome, comandada pela primeira dama Andréa Almeida.

No pacote de Luciano Almeida estão também 36 quilômetros de ciclovia. A estrutura vai margear o leito do rio Piracicaba, da Nova Piracicaba até a rotatória do bairro Monte Alegre, com percurso de ida e volta, pelas duas margens do rio. Falou em planejamento urbano para reviltalização da área central da cidade em conexão com o Engenho Central, de forma integrada. Recuperou o investimento para a construção da barragem do rio Corumbataí.

"Vivemos uma etapa bacana. A pandemia ficou para trás e agora será uma nova história. Por isso a importância do Decola Pira para essa fase de retomada. Pretendo divulgar ainda este mês mais dois grandes novos investimentos no setor industrial. É uma fase de grandes projetos para a nossa cidade, para que ela seja ainda mais bonita e mais moderna", concluiu.

Para dar um clima de modernidade, no palco do Centro Cívico foi colocado um telão cobrindo todo o fundo, onde foi projetada, além dos slides das apresentações, uma propaganda para TV do aniversário da cidade. A tarde contou também com a artista Ana Foizer, que cantou o Hino de Piracicaba, acompanhada por teclado. Uma equipe técncia com muitos equipamentos dava suporte para que tudo corresse dentro do planejado.

Depois do evento, o governador Rodrigo Garcia esteve na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), onde se reuniu com representantes da cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por