Natal com mortes

Piracicaba registra mortes por acidente, homicídio, tentativas de assassinato e de feminicídio

Ocorrências foram no período de sexta-feira (23) até o domingo de Natal, 25 de dezembro

Ana Cristina Andrade
26/12/2022 às 20:27.
Atualizado em 26/12/2022 às 20:27
Vítimas foram prensadas pelo carro, no muro de um imóvel, chegaram a ser levadas para uma unidade de saúde, mas não resistiram aos ferimentos; segundo apurou a polícia, o autor fugiu numa Perua Kombi (Divulgação)

Vítimas foram prensadas pelo carro, no muro de um imóvel, chegaram a ser levadas para uma unidade de saúde, mas não resistiram aos ferimentos; segundo apurou a polícia, o autor fugiu numa Perua Kombi (Divulgação)

Mortes por acidentes de trânsito, entre elas as de dois primos que foram prensados numa parede por um carro, outra por assassinato, além de tentativas de homicídio e de feminicício, marcaram o período de sexta-feira (23) até o domingo de Natal, em Piracicaba.

Embora as ações de polícia sejam reforçadas nas épocas das festas de Natal, Ano-Novo, Carnaval, etc, segundo o subcomandatne do 10º Batalhão, major/PM Ricardo Bessa, o número de ocorrências de acidentes de trânsito e crimes por desavenças, ou passionais, tende a aumentar (leia mais nesta página).

O acidente que matou os primos Gabriel Alves Paixão, 19, e Marcelo Alves Machado Júnior, 17, aconteceu na noite de Natal no cruzamento das ruas Professor Corte Brilho com Suzano, no Jardim Itapuã.

Segundo apurou a polícia, eles estavam numa motocicleta quando foram atingidos pelo motorista de um Gol. Com o impacto, Gabriel e Marcelo foram prensados contra uma parede que chegou a ficar com um buraco.

O motorista do carro, ao ser agredido por populares, conforme está registrado na Polícia Civil, entrou numa Perua Kombi e não foi mais encontrado. Dentro do Gol foram deixados documentos pessoais que já estão com as autoridades.

O pai de Gabriel contou na delegacia que participava de uma confraternização, quando seu filho e seu sobrinho saíram. Cerca de 20 minutos recebeu o comunicado do acidente. Ao chegar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Cristina foi informado, por um dos médicos, que os dois haviam falecido.
A moto, que era dele, foi tirada do local por populares e ninguém sabia onde foi guardada. Os enterros foram no domingo de Natal, à tarde. A investigação deverá ser feita pelos delegados da Unidade de Polícia Judiciária.

Na tarde de sábado (24), um capotamento na região do bairro rural Pau Queimado terminou com a morte de Natalino Roberto que faria aniversário no dia de Natal. O Corpo de Bombeiros foi até o local, mas não chegou a intervir porque o homem já estava morto.

Foi providenciado o trabalho da perícia e, ao término, o corpo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal). O atropelamento teve como vítima fatal Laura da Conceição Oliveira Gomes, 72, que deu entrada no Hospital dos Fornecedores de Cana no dia 16 e faleceu na sexta-feira (23).

Homicídio
Este crime, a polícia registrou na tarde de domingo (25), numa praça do bairro Nova América. Ao averiguar informação que havia um corpo na praça, dois policiais militares da 4ªª Companhia depararam com o irmão de Francisco Joaquim Paes Filho, 62, que disse que morava na mesma casa que ele e que soube de sua morte por meio de ligação telefônica feita por sua ex-cunhada.

No local foram recolhidos três pedaços de madeira, provavelmente usados no crime, e uma camisa branca com manchas de sangue. Quem vai investigar o caso será a Deic (Divisão Especializada em Investigações Criminais).

Tentativas

Uma das ocorrências foi registrada na rua das Piracanjubas, no Jupiá, em que guardas-civis da Romu 85 (Ronda Ostensiva Municipal) prenderam o acusado. Alguém telefonou para o número 153 dizendo que havia uma pessoa pedindo socorro.

Os GCs F.Augusto, Telles e Tubardini encontraram a casa aberta, um homem caído ao chão e com sangramentos pelo corpo. Informaram que ele foi esfaqueado pela esposa, presa nas proximidades. Ela permaneceu à disposição da Justiça.

A vítima foi internada no Hospital dos Fornecedores de Cana. Os golpes acertaram o corpo e cabeça. 

Crime contra a mulher

Essa ocorrência ocorreu em uma rua do Conjunto Residencial Cantagalo, às 5h da madrugada de domingo (25), tendo a vítima 38 anos e o autor 50 anos. Enquanto recebia atendimento médico, a mulher falou que dormia quando teve sua casa invadida pelo ex-marido.

Conforme relatou, ele falou em tom agressivo para ela retirar o Boletim de Ocorrência que registrou contra ele e que queria reatar o relacionamento. A mulher negou, ele foi até a cozinha, pegou uma faca e partiu para cima dela, golpeando-a cinco vezes.

Ele só parou, segundo a mulher, porque a faca quebrou. A filha dela, que é pequena, correu para a rua pedir ajuda. Antes que os vizinhos chegassem, o agressor correu. A mulher, que não corre risco de morrer, possui medida protetiva contra o ex.

O major/PM Ricardo Bessa, que está no subcomando do 10º Batalhão, informou que durante as festas de final de ano as ocorrências de acidentes de trânsito, crimes por desavenças, etc, tendem a aumentar. “Por vezes, em razão de alta ingestão de bebida alcoólica, infelizmente, o descontrole e as desavenças costumam tomar conta”, observou.

“No trânsito, existem várias ações da Polícia Militar com a prefeitura, em operações de fiscalização com o objetivo de reduzir os números de acidentes”. Já na parte da violência contra a mulher, de acordo com ele, a PM tem suas ações próprias.

“Temos o aplicativo SOS Mulher, que está sendo utilizado, e a Polícia Militar com a Guarda Civil Metropolitana está atuando nos casos em que as mulheres possuem medidas protetivas. com visitas a elas. Participamos de uma rede de ação de violência contra a mulher”, acrescentou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por