Marcelo Cançado

Piracicaba 256 anos: varejo tecnológico

“Os varejistas devem ficar atentos aos desejos e movimento dos consumidores”, diz Marcelo Cançado, presidente da Acipi

José Ricardo Ferreira
01/08/2023 às 04:30.
Atualizado em 01/08/2023 às 04:32

Rua do Rosário, na Paulista, importante corredor comercial: o varejo está cada vez mais conectado com as tecnologias (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Cada vez mais a tecnologia está presente na economia. Dizer isso soa óbvio para qualquer empreendedor que vive o presente sem deixar de visualizar o futuro. Neste aniversário da cidade, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) continua focada nos novos tempos. “Os varejistas devem ficar atentos aos desejos e movimento dos consumidores”, diz Marcelo Cançado, presidente da associação.

A Acipi completou recentemente 90 anos de atividades e comemora essa data junto com o aniversário de Piracicaba. São 6.500 associados buscando todos os dias presentear a cidade com iniciativas modernas e sustentáveis. Acompanhe os principais trechos da entrevista com Marcelo Cançado:

Gazeta: O que de inovação tecnológica está chegando no balcão das lojas?
Marcelo Cançado: Em qualquer área, quem se adapta consegue vantagens. E no setor de varejo não é diferente. Ele passa por transformações e cada vez mais implanta experiências digitais. Podemos destacar que a tendência da integração entre as lojas físicas e digitais segue firme, principalmente entre os consumidores, que agora transitam entre as duas para identificar o melhor formato em cada compra. A integração entre online e offline proporciona uma experiência fluída para os clientes. Além disso, os varejistas devem fornecer soluções com mais frequência, como mensagens de marketing digital personalizadas e opções de pagamento porcelular. Vale ressaltar que a tecnologia também melhora as decisões dos gestores, pois ajuda a minimizar os erros e otimizar as escolhas. Colabora ainda com a gestão global do empreendimento, o que inclui o varejo online.

Gazeta: Como a Inteligência Artificial poderá melhorar a produtividade, as vendas e a relação com o cliente?
Marcelo Cançado: Os varejistas que desejam elevar suas vendas e fazer o negócio crescer devem ficar atentos aos desejos e movimento dos consumidores. A forma como o consumidor é tratado e valorizado, por exemplo, tem impacto direto nas compras. Pesquisas mostram que os clientes gostam que os espaços nos quais compram o reconheçam como indivíduos únicos, identifiquem seus interesses de consumo e, consequentemente, proporcionem experiências personalizadas. Neste caso, a automação de processos que auxiliam na comunicação personalizada e demais serviços utilizados pelos consumidores é importante. Outro ponto que deve ser ressaltado é que, conforme as novas gerações ganham poder de compra, a aplicação da IA se fortalece e mostra a sua necessidade nas operações de vendas.

Gazeta: Que cursos tecnológicos a Acipi está oferecendo para os associados?
Marcelo Cançado: Em junho, a Escola de Negócios Acipi realizou o workshop “Impulsionando a Gestão Empresarial com o ChatGPT” aos associados e não associados. Além disso, no terceiro trimestre do ano, o Conselho do Jovem Empresário (CJE) vai realizar um workshop sobre ferramentas de tecnologia. Para o segundo semestre, a grade de cursos da Escola de Negócios Acipi está em construção e, como sempre olhamos para a demanda do mercado antes de definir as atividades, certamente novos cursos, workshops e palestras que abordam os temas tecnologia e Inteligência Artificial vão compor nosso programa educacional.

Gazeta: Uma opinião sobre os pontos positivos do comércio na cidade e o que o Poder Público pode melhorar para o varejo?
Marcelo Cançado: Em Piracicaba temos um mercado diversificado e de qualidade, que atende às demandas dos consumidores. Cenário que fomenta a economia ao atrair os consumidores da cidade, e também é um atrativo para as pessoas de toda a região metropolitana de Piracicaba. Sobre as questões do Poder Público, a redução da burocracia tributária é um começo. O Brasil precisa reduzir a sua complexidade tributária para evoluir.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por