O Parlamento Europeu solicitou formalmente estender o prazo de aplicação provisória do acordo com o Reino Unido pela relação pós-Brexit, para poder ter mais tempo para examinar e ratificar o tratado
O Parlamento Europeu solicitou formalmente estender o prazo de aplicação provisória do acordo com o Reino Unido pela relação pós-Brexit, para poder ter mais tempo para examinar e ratificar o tratado.
O pedido foi formulado em uma carta do presidente do Parlamento, o italiano David Sassoli, à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, datada de quarta-feira (27). A AFP teve acesso ao documento nesta quinta (28).
"Dada a complexidade e extensão do tratado, o Parlamento Europeu deseja solicitar uma extensão da data-limite do acordo provisório para além da data de 28 de fevereiro", como havia sido previsto inicialmente, diz a carta.
Sassoli acrescentou que agradeceria "se a Comissão Europeia pudesse transmitir este pedido ao Conselho de Associação", órgão encarregado de acompanhar o acordo pós-Brexit.
Na carta, Sassoli não estabelece uma nova data, mas o Parlamento queria, originalmente, que a ratificação ocorresse em março para poder analisar as 1.250 páginas do acordo.
zap/fmi/ahg/me/tt