INTERNACIONAL

ONU alerta para ameaça à solução de dois Estados

O enviado especial da ONU para o Oriente Médio, Nickolay Mladenov, fez um alerta nesta quinta-feira (23) para que Israel não anexe partes da Cisjordânia

AFP
23/04/2020 às 15:19.
Atualizado em 31/03/2022 às 02:28

O enviado especial da ONU para o Oriente Médio, Nickolay Mladenov, fez um alerta nesta quinta-feira (23) para que Israel não anexe partes da Cisjordânia.

A anexação, segundo ele, "causaria um golpe devastador na solução dos dois Estados, fecharia as portas para as negociações e ameaçaria os esforços para promover a paz na região".

Mladenov falou em um vídeo informativo do Conselho de Segurança, que realiza reuniões mensais sobre o conflito israelense-palestino.

Em relação à luta contra o coronavírus, ele elogiou o que chamou de "exemplos inspiradores de cooperação em meio ao conflito".

No entanto, recordou que no último mês também houve "combates contínuos, enquanto o número de vítimas da guerra não para de crescer".

"A perigosa possibilidade da anexação por Israel de partes ocupadas da Cisjordânia é uma ameaça crescente", disse Mladenov, argumentando que a medida violaria o direito internacional.

Um plano de paz apresentado no início do ano pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, incentiva a anexação por parte de Israel de assentamentos judaicos e de outros territórios estratégicos na Cisjordânia.

A proposta do líder americano foi rejeitada pelos palestinos e condenada por grande parte da comunidade internacional.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente do Parlamento, Benny Gantz, chegaram a um acordo nesta semana para um governo de união, depois de três eleições inconclusivas em menos de um ano.

Para Netanyahu, o plano de Trump representa uma oportunidade histórica para Israel, mas Gantz tem sido mais cauteloso.

Mladenov pediu aos líderes israelenses e palestinos que "aproveitem esse momento para caminhar em direção à paz".

Ele também os encorajou a "rejeitarem movimentos unilaterais que aprofundam o abismo entre os dois povos e minam as chances de alcançar a paz".

prh/sst/jm/gfe/mls/jc

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por