Os prefeituráveis

Oito candidatos disputam os votos dos piracicabanos

Eleições é neste domingo (6)

Rogério Verzignasse
06/10/2024 às 07:34.
Atualizado em 06/10/2024 às 07:41
Piracicabanos vão às urnas neste domingo, das 8h às 17h (Divulgação)

Piracicabanos vão às urnas neste domingo, das 8h às 17h (Divulgação)

Alex Madureira (PL) - (vice Erick Gomes, empresário)
Alexander Muniz de Oliveira, nascido em Piracicaba, cresceu no bairro de Ártemis. Cursou Análise de Sistemas na Unimep, trabalhou como metalúrgico até 2007. Foi coordenador de campanha em 2010 e 2014 para candidatos a deputado estadual e federal. Em 2012 e 2016 coordenou também campanhas para candidatos a vereadores em São Paulo. Após esses pleitos, foi convidado para ser secretário parlamentar na Alesp. Em 2018 candidatou-se ao cargo de deputado estadual, obtendo a vitória com 118.294 votos. Em 2022, foi reeleito deputado estadual sendo o mais votado em Piracicaba, com 26.667 votos. Foi relator do Orçamento do Estado por duas vezes. Membro efetivo das comissões de Saúde e Finanças da Alesp. 

Barjas Negri (PSDB) - (vice Andre Augusto, empresário)
Barjas Negri, nasceu na cidade de São Paulo (SP), em 8 de dezembro de 1950. Foi secretário e ministro da Saúde durante o governo Fernando Henrique Cardoso, e prefeito de Piracicaba por três mandatos (eleito em 2004, 2008 e 2016). Formado em Economia, foi professor na Unimep e na Unicamp. Foi secretário municipal de Educação (1979-1982) em Piracicaba, vereador (1989-1992) e secretário municipal de Planejamento (1993-1994) e coordenador de Políticas Sociais e de Planejamento do Estado de São Paulo na gestão Franco Montoro. Atuou como secretário-executivo do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), presidente da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), secretário estadual da Habitação e presidente da CDHU. 

Edvaldo Brito (Avante) - (vice Fernanda Helena Tonin, enfermeira) 
Com 52 anos de idade e natural da cidade de Ribeirópolis (SE), Edvaldo Brito foi gerente de uma empresa de ônibus e exerceu também o cargo de presidente da Diretoria Executiva do Hospital e Maternidade São José, em Barra Bonita, e também foi eleito vereador aos 21 anos na mesma cidade. Trabalhou em Piracicaba em 1994, assessorando a diretoria na implantação de uma empresa no município. A partir de 2004, Brito se mudou para a cidade, definitivamente, com esposa e filhos. Foi chefe de gabinete na Prefeitura de Piracicaba. Em 2016 e 2020, foi candidato a prefeito. Atua como jornalista.

Helinho Zanatta (PSD) - (vice Sérgio Pacheco, médico)
Nascido em Piracicaba em 1963, filho de agricultores, Helinho Zanatta é empresário do agronegócio. Foi prefeito de Charqueada por dois mandatos (2001-2008). Depois de convites, se candidatou a prefeito de São Pedro, exercendo o cargo por dois mandatos (2013-2020). Todas as gestões tiveram ampla aprovação popular. Em 2022, foi eleito deputado estadual com 77.550 votos. Atualmente, ele é o 3º vice-presidente no biênio 2023-2024 na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Também atua como vice-presidente da Comissão de Atividades Econômicas e como coordenador da Frencoop-SP (Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista).

Luciano Almeida (PP) - (vice Júnior Guidotti, empresário)
Luciano Almeida nasceu e é o atual prefeito da cidade, sendo eleito com 85.081 votos em 2020. Ele tem 59 anos, é casado e tem dois filhos. É formado em Administração de Empresas pela Unimep e pós-graduado em Administração e Gestão de Negócios Internacionais pela Universidade de Berkeley (EUA). Foi secretário de Indústria e Comércio de Piracicaba. No Governo do Estado, foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, presidente dos Conselhos Deliberativos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e da Investe São Paulo. Participou como conselheiro do Sebrae-SP e da Desenvolve SP (Agência de Fomento).

Paulo Campos (Podemos) - (vice - Jair Leite, médico)
Paulo Roberto de Campos nasceu em Piracicaba, em 27 de março de 1980. Casado e pai de um filho, é advogado. Filiado ao Podemos, é vereador na cidade na 18ª legislatura da Câmara. Nas eleições de 2020, obteve 3.627 votos. Atua como vereador por três mandatos seguidos desde 2012. Também é suplente de deputado federal pelo Podemos, após receber 25 mil votos nas eleições de 2022. O parlamentar é presbítero da Assembleia de Deus, Ministério do Belém, congregando na sede em Piracicaba.

Professora Bebel (PT) - (vice Perci Bertolini, médico)
Maria Izabel Azevedo Noronha é deputada estadual, eleita em 2018 com 87.169 votos, sendo a primeira piracicabana a ocupar uma cadeira na Alesp. Em 2022, foi reeleita com 155.983 votos. Preside a Comissão de Educação e Cultura da Alesp. É 2ª presidenta do Apeoesp e membro da Executiva Nacional da CUT - Central Única dos Trabalhadores. Foi secretária geral da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Formada em Letras pela Unimep, é mestre em administração educacional pela mesma universidade. É professora da rede estadual de ensino. Foi conselheira do Conselho Nacional de Educação e membro do Fórum Nacional de Educação e do Fórum Estadual de Educação. Representou a CNTE na Rede Mundial de Pesquisas Internacional da Educação.

Vinícius Bena (PCB) - (vice Nathália Bragion, professora)
Vinícius Bena, de 32 anos, é nascido e criado em Piracicaba. É bacharel em direito, técnico imobiliário e atual secretário político do PCB da cidade. Exerce há anos militância na luta por moradia, acompanhando juridicamente e politicamente populações periféricas. Foi um dos responsáveis pela redação do Projeto de Lei Municipal Despejo Zero, aprovada pelo legislativo municipal em 2022. Além da pauta por moradia, Vinícius participa de mobilizações pelos direitos dos servidores

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por