INTERNACIONAL

O salto para o desconhecido dos primeiros países a 'desconfinar'

Se o confinamento de milhões de europeus é um desafio sem precedentes, as modalidades de uma retomada da vida econômica e social também parecem uma operação complexa

AFP
08/04/2020 às 10:07.
Atualizado em 31/03/2022 às 04:02

Se o confinamento de milhões de europeus é um desafio sem precedentes, as modalidades de uma retomada da vida econômica e social também parecem uma operação complexa.

"Não há referência internacional sobre o assunto", observou o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, cujo país foi o primeiro da União Europeia a detalhar um cronograma para o alívio gradual das restrições.

Em regime de semicontenção, Dinamarca e Noruega também comunicaram datas de reinício. Portugal e Grécia mencionam prazos.

Em todos os casos, a retomada ocorrerá em etapas ,com a manutenção de medidas de precaução. A circulação global do vírus é um fator adicional de incerteza.

Áustria, Noruega e Dinamarca acreditam que conseguiram "achatar" a curva de contaminação.

Na Áustria, onde mais de 12.500 casos positivos de COVID-19 foram diagnosticados, o governo anunciou seu plano de "desconfinamento", observando o declínio acentuado dos novos casos. A taxa diária está em 2% há vários dias, em comparação com 40% em meados de março.

A Noruega considerou que a epidemia, com 5.883 casos identificados, está "sob controle" em seu território. Segundo as estatísticas mais recentes, uma pessoa doente na Noruega agora infecta apenas uma média de 0,7 pessoa em comparação com 2,5 antes da imposição das restrições.

O número de mortes nesses países foi contido, e as estruturas hospitalares não foram sobrecarregadas.

A doença já deixou 243 mortos na Áustria; 187, na Dinamarca; e 69, na Noruega.

Para todos esses países, está fora de questão suspender todas as restrições impostas em meados de março da noite para o dia.

Na Áustria, onde apenas supermercados e farmácias permanecem abertos, o governo quer reabrir pequenos comércios no dia 14 de abril e, depois, no início de maio, todos os demais. Hotéis e restaurantes também deverão retomar suas atividades em meados do mês que vem.

Os austríacos terão de continuar limitando seus deslocamentos ao estritamente necessário e trabalhar de casa até pelo menos o final de abril.

As escolas não reabrirão antes de 15 de maio na Áustria. Dinamarca retomará as aulas a partir de 15 de abril.

Na Noruega, as creches vão reabrir em 20 de abril. Para o ensino médio e superior, o início do ano letivo será em 27 de abril.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por