O fogo começou no início da tarde e consumiu o estoque; assessoria informou que tem empresa atuando para não haver risco ambiental (Tonny Machado/Raizes FM)
Um incêndio destruiu na tarde de domingo (14) o estoque externo da indústria Vollmens Fragrances, em Saltino, onde havia produtos químicos. A densa fumaça escura poderia ser vista de vários bairros de Piracicaba.
A Polícia Militar local teve muito trabalho para conter os curiosos porque houve explosões. A cabo Sueli Tavares, que orientada pelo subtenente Chagas pediu apoio de outras viaturas, prefeitura e Corpo de Bombeiros, falou que tinha gente a 150 metros da indústria, sendo muito difícil isolar a área.
“Muitas pessoas, ao invés de correrem para longe da área incendiada, corriam para os alambrados da indústria para tirar fotos ou filmar. É preciso entender que qualquer explosão ali poderia gerar uma catástrofe”, observou.
Quando o fogo começou, segundo a polícia, apenas o porteiro estava no local, mas nada sofreu. O Corpo de Bombeiros de Piracicaba recebeu apoio de equipes de Campinas.
A Prefeitura de Saltinho disponibilizou, além do caminhão-pipa, um outro caminhão com areia. De acordo com o sargento Jofson, comandante de equipe em Saltinho, o isolamento da área durou duas horas.
Providências
A assessoria de comunicação da Vollmens Fragrances informou, por meio de nota, que a fumaça escura ocorreu por conta da queima de material de embalagem, como plástico e papelão, e que o rescaldo foi feito sem atingir mananciais.
Ainda de acordo com a nota, uma empresa especializada no gerenciamento de risco ambiental foi acionada imediatamente, trabalhou durante e depois do incêndio para recolher todo o material, que não representa risco para a população.
Como o prédio da área fabril ficou intacto, a empresa mantém as atividades normais de produção. As causas estão sendo apuradas e, de acordo com a Vollmens, estão sendo seguidas as orientações da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), para solucionamento rápido do ocorrido.