A justiça francesa acusou nove jovens pela violenta agressão, em meados de janeiro em Paris, a um adolescente de 15 anos, que permanece hospitalizado em estado grave
A justiça francesa acusou nove jovens pela violenta agressão, em meados de janeiro em Paris, a um adolescente de 15 anos, que permanece hospitalizado em estado grave.
O juiz de instrução acusou cinco dos nove jovens de "tentativa de homicídio" na noite de sábado, um sexto como "cúmplice" no crime e os demais receberam outras acusações, disse uma fonte judicial à AFP.
Segundo o promotor de Paris, Rémy Heitz, os nove acusados "são suspeitos de terem formado um grupo para preparar uma ação coletiva violenta contra outro grupo em reação a uma briga anterior" e "de terem exercido violência contra Yuriy naquele contexto e de lhe roubarem o celular".
Quatro dos menores e um adulto encontram-se em prisão preventiva, enquanto os outros quatro interrogados ficarão sob vigilância judicial, acrescentou a fonte.
A agressão a Yuriy ocorreu em 15 de janeiro em um shopping center em um bairro nobre da capital.
Câmeras de vigilância registraram a cena de violência, que viralizou nas redes sociais. Várias personalidades, como o jogador de futebol Antoine Griezmann e o ator Omar Sy, denunciaram o ataque.
O espancamento destacou o fenômeno das gangues na capital francesa, cuja rivalidade às vezes evolui para confrontos acirrados.
Seis jovens morreram desta forma em 2017 e 2018, de acordo com autoridades.
gd/pga/ial/jhd/tjc/mis/jc