INTERNACIONAL

Nova York anuncia envio da Guarda Nacional para epicentro do coronavírus

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou nesta terça-feira a implantação da Guarda Nacional em uma "zona de contenção" de 1,6 km de diâmetro no epicentro do coronavírus no estado, em New Rochelle, 45 minutos ao norte de Manhattan

AFP
10/03/2020 às 15:50.
Atualizado em 07/04/2022 às 08:38

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou nesta terça-feira a implantação da Guarda Nacional em uma "zona de contenção" de 1,6 km de diâmetro no epicentro do coronavírus no estado, em New Rochelle, 45 minutos ao norte de Manhattan.

A partir de quinta-feira, 12 de março, e por duas semanas, escolas, igrejas, sinagogas e instalações localizadas nesse diâmetro, que recebem grandes grupos de pessoas, serão fechadas, disse Cuomo em entrevista coletiva.

As lojas permanecerão abertas e as pessoas que vivem na área não serão colocadas em quarentena, a menos que estejam infectadas ou em contato com uma pessoa infectada.

Membros da Guarda Nacional na zona de contenção vão entregar comida nas casas e ajudar na limpeza dos espaços públicos, disse o governador.

"As pessoas vão poder entrar e sair", explicou Cuomo. "Não estamos imobilizando as pessoas, mas os locais", afirmou.

"É uma ação dramática, mas é o maior número de casos no país. Isso é literalmente uma questão de vida ou morte", disse ele.

O caso de New Rochelle, uma cidade de 80.000 habitantes, "é único nos Estados Unidos. Não vimos isso em nenhum outro lugar. New Rochelle tem mais do que o dobro de casos [de coronavírus] do que a cidade de Nova York", ressaltou Cuomo.

Ele confirmou que atualmente existem 173 casos de coronavírus no estado de Nova York, incluindo 108 no condado de Westchester (onde fica New Rochelle) e 36 na cidade de Nova York.

A epidemia de coronavírus começou oficialmente no estado de Nova York na semana passada, com o caso de um advogado de 51 anos que reside em New Rochelle, frequenta uma sinagoga na área de contenção e trabalha em Manhattan. Ele está internado em estado crítico.

Atualmente, os Estados Unidos registram pelo menos 791 casos de coronavírus e 27 mortes relacionadas à doença (23 no estado de Washington e nenhuma em Nova York), segundo a Universidade Johns Hopkins.

Esses números não incluem a primeira morte anunciada nesta terça-feira em Nova Jersey.

pdh-lbc/rsr/mr

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por