Oportunidade para todos

Não importa a idade, é preciso inovar, destaca Acipi

“É preciso sempre um olhar, das empresas, dos empresários, para auxiliá-los a canalizar esse conhecimento", diz Cançado

José Ricardo Ferreira
02/05/2023 às 06:19.
Atualizado em 02/05/2023 às 06:19

Para Marcelo Cançado, todas gerações podem aprender coisas novas (Comunicação Acipi)

A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) tem buscado promover o capital humano de seus associados, isto é, promover um conjunto de conhecimentos e habilidades dos mesmos. Além disso, a associação tem demonstrado muita atenção ao jovem aprendiz e futuros talentos.

A associação conta com a parceria do Instituto Formar e tem no seu quadro diversos jovens aprendizes, que se familiarizam com o ambiente e o universo do mercado de trabalho, de acordo com Marcelo Cançado, presidente da Acipi.

A entidade também iniciou este ano o Projeto Pescar, programa de formação socioprofissionalizante, desenvolvido em parceria com Fundação Projeto Pescar, para o acesso de jovens de baixa renda, com idades entre 16 e 19 anos, ao universo do trabalho. Um grupo de 17 alunos está diariamente na associação, até dezembro deste ano, em aulas que englobam assuntos que contribuirão para a formação técnica e cidadã de cada jovem.

Para o empreendedor, a entidade está sempre oferecendo cursos, workshops, palestras e encontros com este tema e com as novidades no mercado, segundo Cançado.

“Buscamos o que há de melhor para que os nossos associados e a população em geral que acompanha a Acipi possam usufruir desse conhecimento. Em nossas ações também incorporamos a tecnologia, como forma de facilitar o dia a dia de quem utiliza os serviços e benefícios oferecidos pela Acipi. Posso citar aqui a contratação de uma empresa global de auditoria para melhorar os processos de governança corporativa e compliance dentro da entidade; nossos boletos, que são enviados agora de forma digital; o uso do WhatsApp para contato direto com os departamentos; a promoção, cujo cadastro do participantes ocorre por meio do app da Acipi; as nossas redes sociais, nas quais os seguidores podem também acompanhar o que ocorre na Acipi e fazer contrato conosco; o envio de e-mail marketing, utilizando plataforma específica para isso, tornando a comunicação mais assertiva e inteligente quando se trata de comunicar acontecimentos aos nossos associados, enfim, são infinitas as possibilidades e temos buscado cada uma delas para aprimorar, cada vez mais, o nosso atendimento”, disse o dirigente empresarial.

A Acipi, aponta Cançado, está sempre atenta às novidades do mercado e isso inclui a tecnologia, no que diz respeito ao dia a dia das empresas e a como melhorar e se atualizar em relação a processos.

“Realizamos periodicamente eventos, a exemplo dos pós- NRF e Euroshop, feiras internacionais voltadas para o varejo. Também o ‘Insights do varejo’, com palestras de profissionais renomados e antenados com o que ocorre no mundo e que passam, de forma prática, as soluções para os participantes aplicarem essas tendências em seu negócio/empresa. Em paralelo, temos uma extensa programação da Acipi Escola de Negócios, o ano todo, com cursos, workshops e eventos a fim de atualizar nossos associados e o público em geral, que também utiliza nossos serviços”, explicou.

Não importa a idade, é preciso inovar

Os setores do comércio e da indústria são cada vez mais sinônimos de inovações. Se não seguir esse roteiro, o empreendedor, seja ele jovem ou “veterano”, corre o risco de ver o seu negócio desaparecer. “Não há dúvidas de que a tecnologia está presente no nosso cotidiano, em todos os sentidos. Estamos, inclusive, dependentes dela, de muitas maneiras. Utilizamos a internet a todo momento, as redes sociais que nos conectam com o mundo todo, e- mail, o próprio telefone, computador etc. E saber manusear as ferramentas a nosso favor, a favor do nosso negócio, é fundamental para obtenção de resultados. Hoje não há segmento que não utilize redes sociais, por exemplo, cada um a sua maneira, mas de forma, como disse, a se conectar com o seu público, com o seu cliente, explica o presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Marcelo Cançado.

E a inovação não é privilégio somente para grandes empresas. No entendimento de Cançado, há diversas alternativas para estar atento às tendências, novidades quanto ao uso da tecnologia. Cabe ao empresário, muitas vezes, se propor a também aprender e proporcionar isso aos seus colaboradores. Existem cursos, muitas vezes gratuitos, palestras, eventos, que eles podem participar para se inteirar do que ocorre neste universo, inclusive na Acipi Escola de Negócios, segundo o presidente da associação. 

“Procuramos sempre oferecer isso ao nosso associado. O CME (Conselho da Mulher Empresária) da Acipi é outro exemplo de oportunidade de aprendizado. A cada encontro ou evento promovido pelo Conselho há sempre algo para se aprender. E é tudo gratuito. Além disso, a empresa pode também investir em atualização de algum profissional da área correlata e esse profissional poderá compartilhar o conhecimento adquirido com os demais. Há vídeos e dicas na internet, mesmo empresas que promovem cursos nesta área. Basta buscar”, orienta o dirigente empresarial.

A própria Acipi não para de inovar. “Estamos em vias de inaugurar o nosso novo prédio, mais moderno e utilizando as novas tendências no universo da engenharia. Tudo pensando na comodidade e facilidade de quem frequentará o novo espaço e acompanhando o que há de mais novo, inclusive em termos de tecnologia”, informa Cançado.

Gerações
Ele lembra ainda que é fato que os jovens têm maior familiaridade com o uso da tecnologia, em diversos aspectos. No universo corporativo, muitos deles, portanto, têm mais facilidade em aprender. Isso não significa, porém, que já saibam tudo.

“É preciso sempre um olhar, das empresas, dos empresários, para auxiliá-los a canalizar esse conhecimento. Por isso a importância desse olhar para a formação contínua. Esse olhar tem de vir dos próprios jovens também, de entender que há a necessidade de atualização constante. O mundo muda a todo momento. Nossas tecnologias surgem e precisamos acompanhar. O mesmo ocorre para os mais “velhos”, outras gerações, que antes se utilizam ferramentas “offline”, digamos. Há muitos desses profissionais sedentos por aprender e grande parte deles se dedica muito para esse aprendizado e, portanto, se adequam à nova realidade”, frisa o presidente da Acipi. 

“Eu diria que as empresas podem, sim, olhar para esses profissionais mais experientes em outras aspectos do trabalho, como protagonistas no trabalho em si e a familiaridade com a tecnologia, caso não haja, será natural, se estimulada e oferecido o devido suporte”, afirma.

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por