O Mundial de Clubes de 2020, que deveria ser disputado em dezembro, foi transferido para fevereiro de 2021 e a sede no Catar foi mantida, informou a Federação Internacional de Futebol (Fifa) nesta terça-feira
O Mundial de Clubes de 2020, que deveria ser disputado em dezembro, foi transferido para fevereiro de 2021 e a sede no Catar foi mantida, informou a Federação Internacional de Futebol (Fifa) nesta terça-feira.
A pandemia de covid-19 forçou a modificação dos calendários internacionais, incluindo os torneios continentais de clubes, que são os que determinam os representantes de cada confederação e o último deles terminaria em janeiro de 2021.
"O Mundial de Clubes da Fifa 2020 será realizado do dia 1º ao 11 de fevereiro, no Catar", anunciou a entidade que comanda o futebol mundial em um comunicado.
"De acordo com o protocolo de jogos internacionais da Fifa, a Federação Internacional e o país-sede tomarão as medidas necessárias para proteger a saúde e garantir a segurança dos participantes", afirmou.
O alemão Bayern de Munique, como campeão europeu, e o catariano Al Duhail, como o campeão do país-sede, já estão classificados para esta competição.
Essa edição de 2020, agora transferida para fevereiro de 2021, será a última com sete participantes (os campeões das seis confederações mais o campeão do país-sede).
O torneio terá então um formato expandido para 24 equipes, com o objetivo de ampliar o interesse midiático e o prestígio.
O Liverpool da Inglaterra foi o vencedor da edição passada do Mundial de Clubes, em dezembro de 2019 também no Catar ao derrotar o Flamengo na final (1-0).
Essa edição do ano passado e a que será disputada em fevereiro de 2021 são consideradas dois testes importantes para avaliar a capacidade organizacional do Catar, que vai sediar a Copa do Mundo de 2022.
gw/dr/psr/aam