O ministro da Economia da Bolívia, Oscar Ortiz, anunciou ter contraído o novo coronavírus, tornando-se o quarto ministro contagiado, enquanto a presidente interina, Jeanine Añez, permanece isolada, após também anunciar o contágio pela COVID-19
O ministro da Economia da Bolívia, Oscar Ortiz, anunciou ter contraído o novo coronavírus, tornando-se o quarto ministro contagiado, enquanto a presidente interina, Jeanine Añez, permanece isolada, após também anunciar o contágio pela COVID-19.
Em um vídeo, Ortiz disse que seus médicos decidiram por sua internação em um centro de saúde para fazer o acompanhamento dos sintomas.
Ortiz, que estava à frente do Ministério de Desenvolvimento Econômico, assumiu na terça-feira passada a pasta da Economia, após a surpreendente renúncia de seu titular.
Até agora sabia-se dos contágios dos ministros da Presidência, Saúde e Mineração. O ministro da Justiça informou nos últimos dias que teve COVID-19 "há algum tempo" e que é assintomático.
"Todo o meu apoio a @OscarOrtizA, que também testou positivo para a COVID-19. Desejo-lhe uma pronta recuperação. O senhor é essencial para a reativação econômica do país", escreveu a presidente da Bolívia, Jeanine Añez, em sua conta no Twitter.
A mandatária permanece em isolamento domiciliar após anunciar seu contágio na quinta-feira.
"A presidente Áñez está assintomática... Com bom estado de ânimo e boa tolerância à medicação administrada", diz o boletim de seu médico pessoal.
Outras autoridades bolivianas de alto escalão, como a presidente do Congresso, o comandante-em-chefe das Forças Armadas e o presidente do Banco Central também contraíram a doença.
Com uma população de 11 milhões de habitantes, a Bolívia soma 47.200 contágios e 1.754 óbitos. Nos últimos dias, os casos cresceram de forma sustentada.
gbh/gm/mvv