INTERNACIONAL

México toma precauções com passagem do furacão de categoria 4 Genevieve

A costa do Pacífico mexicana se prepara nesta terça-feira para o avanço do furacão Genevieve, que embora deva permanecer longe da terra, faz sentir a força de seus ventos de categoria 4 (em 5) na escala Saffir-Simpson

AFP
18/08/2020 às 20:36.
Atualizado em 25/03/2022 às 16:24

A costa do Pacífico mexicana se prepara nesta terça-feira para o avanço do furacão Genevieve, que embora deva permanecer longe da terra, faz sentir a força de seus ventos de categoria 4 (em 5) na escala Saffir-Simpson.

De acordo com o National Hurricane Center (NHC) dos Estados Unidos, às 21h Genevieve estava localizada a 465 do porto mexicano de Manzanillo e se movia a 19 km/h na direção noroeste com ventos sustentados de 215 km/h.

A tempestade vai ficar longe da costa mexicana, mas "suas faixas de nuvens causam chuvas e ondas intensas e pontuais" nas costas de seis estados do Pacífico mexicano, alerta um boletim do Serviço Meteorológico do país.

Em Jalisco (oeste), cerca de 40 pessoas da comunidade El Rebalse foram despejadas por temor de que as chuvas transbordassem do rio Marabasco, informou a proteção civil estadual.

Os portos de cinco estados afetados por Genevieve foram fechados à navegação, enquanto em Sinaloa (noroeste), foram registradas quedas de árvores e grandes outdoors.

Prevê-se que a península da Baja California, estando mais a oeste do que o resto da costa, seja gravemente afetada por Genevieve, razão pela qual já foram montados abrigos para possíveis evacuados e são feitas recomendações à população.

Por sua localização geográfica, com extensos litorais tanto no Atlântico quanto no Pacífico, o México é um dos países mais vulneráveis a esse tipo de fenômeno, com pelo menos uma dezena de tempestades por ano com potencial para se tornar um ciclone ou furacão.

sem/dga/cc

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por