Vias públicas

Menor número de acidentes sem mortes

No primeiro semestre deste ano, Piracicaba registrou 673 acidentes sem mortes nas vias públicas, uma redução significativa em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram 817 ocorrências. Queda é atribuída pela Semuttran à revitalização da sinalização

Ana Cristina Andrade
23/07/2022 às 07:14.
Atualizado em 23/07/2022 às 07:16
Faixa de pedestre no cruzamento da rua Ipiranga com a rua do Rosário recebeu reforço de sinalização (Rosa Cardoso)

Faixa de pedestre no cruzamento da rua Ipiranga com a rua do Rosário recebeu reforço de sinalização (Rosa Cardoso)

Ao longo do primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) realizou a revitalização de sinalização horizontal e vertical em 576 vias do município. O resultado foi a redução recorde de número de acidentes sem vítimas fatais nas vias municipais nos seis primeiros meses do ano desde 2019, quando a plataforma Infosiga, do programa Respeito à Vida do Estado, iniciou essa divulgação.

No primeiro semestre de 2019, foram registrados 931 acidentes sem vítimas nas vias municipais. No mesmo período de 2020, foram 759. Em 2021, nos seis primeiros meses foram 817. Já neste ano, 2022, também neste período, foram 673.

O trabalho de revitalização das sinalizações horizontal e vertical faz parte do projeto Direção Certa para garantir diariamente mais segurança no trânsito de Piracicaba. Apenas no início do primeiro semestre, mais de 50 escolas – entre municipais, estaduais e particulares – receberam reforço na sinalização para o início das aulas.

A equipe do setor de Engenharia de Trânsito da Semuttran formula cronograma diário para a execução do serviço, com base em solicitações da população via SIP-156 e avaliação de pontos com sinalização apagada, realizada por técnicos da Pasta e agentes de trânsito. Para que a manutenção tenha mais durabilidade, é utilizada tinta especial, em alta temperatura e com microesferas de vidro, que permitem melhor visualização por refletir a luz dos veículos.

“A sinalização visível é muito importante para nosso objetivo de evitar acidentes no município e, para isso, a Semuttran trabalha em três pilares, que são a engenharia, educação e fiscalização de trânsito”, explica Jane Franco de Oliveira, titular da Semuttran.

Jane lembra que, em 2022, o trabalho de revitalização das sinalizações foi intensificado com a flexibilização das medidas sanitárias devido à pandemia. “Mesmo com menos fluxo de veículos e pedestres em 2020 e parte de 2021, com o passar do tempo a sinalização de trânsito se degradou. Agora com a retomada, é essencial esse trabalho de manutenção para garantir a segurança nas nossas vias”, explica Jane.

O serviço de revitalização de sinalização inclui pintura de faixa de pedestre, lombada, faixa elevada, eixo de rua, legendas (Pare, Lombada, Devagar), zebrado, faixa de canalização e desaceleração, Linha de Redução de Velocidade (LRV), vagas especiais, vagas de moto, pictogramas, além da manutenção ou troca de placas diversas.

Destaques

Além da revitalização da sinalização existente, o projeto Direção Certa também atua na implantação de novas sinalizações, como ciclofaixas, área de espera para motocicletas em semáforos e mudança de direção de via.

Neste ano, dois cruzamentos movimentados do município receberam o dispositivo conhecido como motobox, que contempla uma área de espera exclusiva para motocicletas em semáforos. Os cruzamentos são entre as avenidas Armando de Salles Oliveira e Independência e as avenidas Armando de Salles Oliveira e Renato Wagner e início da Ponte Irmãos Rebouças, no sentido bairro-centro.

Já as ciclofaixas, neste ano Piracicaba chegou a mais 20 Km de novas ciclofaixas nos bairros Santa Rita e Nova Piracicaba e no distrito de Artemis, por meio do projeto CicloVidas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por