Autoridades brasileiras apreenderam sete aviões, cinco helicópteros e 42 caminhões em uma megaoperação contra uma rede internacional de tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro, anunciou nesta terça-feira (18) a Polícia Federal (PF)
Autoridades brasileiras apreenderam sete aviões, cinco helicópteros e 42 caminhões em uma megaoperação contra uma rede internacional de tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro, anunciou nesta terça-feira (18) a Polícia Federal (PF).
Cerca de 600 agentes em treze estados executaram, além das apreensões, 50 mandados de prisão e bloquearam 35 propriedades e de 100 milhões de reais "vinculados às investigações e ao esquema criminal", afirmou a PF em um comunicado.
A operação teve como alvo quatro organizações que traficavam cocaína para o Brasil através da fronteira com o Paraguai e vendiam a droga em território brasileiro, na Europa e em Cabo Verde. Os criminosos também organizavam logística, transporte e lavagem de dinheiro.
A operação é parte de uma investigação iniciada em 2018 em colaboração com a Agência Nacional Britânica contra o Crime (NCA), acrescentou a nota.
Durante as investigações, doze pessoas foram presas e mais de 11 toneladas de cocaína foram apreendidas.
A rede internacional continuou a traficar drogas mesmo durante as medidas de quarentena pela pandemia do coronavírus.
Entre 20 de março e 20 de julho, a polícia brasileira apreendeu 1,5 tonelada de cocaína.
jhb/val/js/jc/mvv